Programa Hackers do Bem abre inscrições para cursos gratuitos

O objetivo é capacitar 30 mil profissionais para atuar em cibersegurança

O programa Hackers do Bem está com inscrições abertas para série de cursos gratuitos. Iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em São Paulo (Senai-SP), quer capacitar 30 mil profissionais para atuar em cibersegurança no país.

Programa Hackers do Bem abre inscrições para cursos gratuitos
Créditos: Thapana Onphalai/iStock
Programa Hackers do Bem abre inscrições para cursos gratuitos

O programa visa enfrentar o déficit de profissionais na área. Dados do relatório Cibersecurity Ventures, estimam em 3,5 milhões o total de postos em cibersegurança não preenchidos no mundo todo até 2025.

A proposta do Hackers do Bem é criar alternativas frente a esse cenário, de forma a suprir tanto a demanda dos profissionais por qualificação quanto a demanda das empresas por segurança da informação.

Como funciona os cursos gratuitos do Hackers do Bem

O público-alvo da iniciativa são estudantes do ensino técnico, médio e superior.

Na prática, o programa é voltado tanto a quem busca uma nova carreira e quer aprender do zero sobre tecnologia quanto a quem já tem uma experiência inicial e planeja se especializar na área.

O Hackers do Bem é composto por cinco módulos ou “trilhas” de formação: nivelamento, básico, fundamental, especialização e residência (presencial).

A formação envolve aulas on-line e atividades interativas, estruturadas pela Escola Superior de Redes (ESR). Ao longo de todo o programa, também haverá acompanhamento de especialistas no setor.

O acesso aos cursos online será liberado em 22 de janeiro. A previsão é que a formação completa para quem decidir percorrer todos os módulos termine até o fim de 2025.

A cada etapa, o aluno pode ter acesso a certificados para comprovar a formação e, com isso, ter novas oportunidades no mercado de trabalho.

Os benefícios do Hackers do Bem

  • É o maior programa 100% gratuito de capacitação em cibersegurança do país;
  • São 30 mil vagas e diferentes módulos: o percurso começa do zero, e vai avançando até o aluno se tornar um expert;
  • Serão distribuídos certificados;
  • O Hackers do Bem conta com diferentes recursos de aprendizagem: os alunos aprenderão tanto a teoria quanto na prática, com os laboratórios de experimentação!

Todos os detalhes sobre o programa e o formulário de inscrições estão disponíveis aqui.