Programa oferece bolsas para mulheres em manutenção aeronáutica

Iniciativa tem como ponto central promover o desenvolvimento de mulheres no setor de manutenção aeronáutica

A Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) anuncia o lançamento do programa de bolsas de estudo destinado exclusivamente para jovens mulheres.

Iniciativa tem como ponto central promover o desenvolvimento de mulheres no setor de manutenção aeronáutica.

Programa da ALTA oferece bolsas para mulheres em manutenção aeronáutica
Créditos: raetorianphoto/iStock
Programa da ALTA oferece bolsas para mulheres em manutenção aeronáutica

O objetivo do programa “Girls with Goals” é facilitar o acesso de mulheres latino-americanas a programas educacionais e as certificações necessárias para iniciar uma carreira profissional.

Como se inscrever no programa de bolsas da ALTA

Nessa fase inicial, o “Girls with Goals” concederá bolsas de estudo a mulheres que estejam cursando o programa de Técnico de Manutenção Aeronáutica no Instituto de Formação Aeronáutica (IFA) da Costa Rica, uma organização de alto nível acadêmico que é membro do Centro Educacional da ALTA, com bases em Heredia e Alajuela.

As alunas, além de receberem apoio financeiro, terão a oportunidade de interagir com executivos experientes de empresas reconhecidas mundialmente.

“Ao longo dos anos, temos visto uma busca progressiva das mulheres em se especializarem como técnicas de manutenção de aeronaves. Mas ainda temos um espaço muito importante para crescimento e iniciativas como essa são fundamentais para inspirar mais mulheres jovens interessadas em desenvolver uma carreira técnica na aviação”, diz Jorge Valverde. Ele é gerente geral-adjunto da ALTA.

Os números, que mostram a pouca inserção de mulheres no setor, foram um incentivo para o projeto. A última pesquisa global da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI) sobre a situação profissional da aviação por gênero revela que a participação de mulheres que trabalham como pilotos, controladores de tráfego aéreo e técnicos de manutenção aumentou em todo o mundo, de 4,5% em 2016 para 4,9% em 2021.