PUC-SP lança Escola de Verão com cursos de tecnologia, diversidade, artes e mais

Ao longo de uma semana, em janeiro, você pode dar aquela turbinada nos seus estudos e ainda experimentar vivências culturais poderosas. Saiba tudo:

Você pode aproveitar o mês de janeiro para fazer uma imersão completa na PUC-SP, uma universidade com reconhecimento internacional! Isso porque, entre os dias 16 e 20 do primeiro mês de 2023, a instituição realiza 23 cursos de extensão presenciais, com duração de 20 horas, abertos para todos e todas que quiserem participar.

A instituição inaugura sua Escola de Verão em grande estilo, aos moldes das grandes universidades norte-americanas e europeias. Os conteúdos exploram temas da atualidade, para deixar os estudantes por dentro das discussões mais recentes sobre Tecnologia, Meio Ambiente, Diversidade, Artes e Direito. 

São 23 cursos incríveis para você aproveitar em janeiro!
Créditos: PUC-SP - divulgação
São 23 cursos incríveis para você aproveitar em janeiro!

E o mais legal é que as aulas são ministradas por professores de destaque nas suas áreas de atuação. Ou seja, espere por muita excelência no ensino.

Além de aproveitar os cursos, durante esse período, os alunos podem passar por uma vivência cultural incrível: ganham entrada gratuita em espaços como MAM, Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa, Museu da Casa Brasileira, Museu da Pessoa, Memorial da Resistência e Teatro TUCA. 

As atividades culturais acontecem em um horário diferente das aulas e contam com o apoio de um concierge, que não só vai dar detalhes sobre a programação de cada lugar, como oferece todo o suporte para o agendamento das visitas educativas.

As aulas na PUC-SP acontecem no campus Monte Alegre (Rua Monte Alegre, 984, Perdizes) de manhã ou à tarde. Todos os cursos custam R$900, valor que pode ser dividido em duas vezes para quem realizar a matrícula até o dia 22 de dezembro (conheça todos eles e inscreva-se aqui). 

Com tantas opções, pode ser difícil decidir de qual atividade participar. Por isso, separamos cinco opções bacanas para você. Dá só uma olhada:

ESG e o impacto social

ESG é o conceito que tem norteado a atuação das empresas realmente preocupadas com o futuro do planeta. Por isso, o curso “ESG e o impacto social das práticas corporativas” é uma boa maneira de ficar por dentro dessas discussões.

Em tradução livre do inglês, essa sigla mágica significa Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa. O foco dessas aulas na PUC-SP está no aspecto social, justamente para ampliar o diálogo das corporações com os diversos setores da sociedade civil.


Antirracismo no contexto brasileiro

Que tal refletir sobre antirracismo a partir da nossa língua? Essa é a proposta do curso “Letramento racial e antirracismo no contexto brasileiro”

Nas aulas, além de analisar a linguagem, os alunos investigam a invenção da ideia de raça na modernidade e abordam o conceito de negritude e branquitude.


Saúde mental

A ideia do curso “Saúde mental: arquivo morto e histórias vivas. Clínica, memória e Diálogos Abertos” é refletir sobre práticas de acolhimento e atendimento, dando ênfase ao registro das histórias de vida dos pacientes, especialmente em situações de extrema vulnerabilidade social e psíquica. 

É uma perspectiva que amplia o conceito de saúde mental, aproximando-o dos Direitos Humanos e da Justiça.


Direito e tecnologia

O universo das startups está bem presente na área do Direito, você sabia? É por meio das legal techs, empresas que usam tecnologia e software para fornecer serviços jurídicos e apoiar esse setor tão importante.

Por isso, o curso “Introdução à Jurimetria, Tecnologia e Aplicação ao Mercado de Legal Techs”, aborda o desenvolvimento desse tipo de ferramenta, por parte da iniciativa privada, do governo e do terceiro setor, para extrair e analisar com profundidade as bases de dados jurídicas dos tribunais, do Executivo e do Legislativo. 

Assim, alguns dos assuntos abordados nas aulas são as aplicações e os aspectos do mercado de tecnologia, a inteligência artificial, a programação e a pesquisa quantitativa na área do Direito.


Justiça Restaurativa

Você acha que o método tradicional de resolver desentendimentos na universidade é punitivo demais? Se esse assunto te interessa, vale a pena conferir o curso “Justiça Restaurativa: novas formas de cuidar dos conflitos no ambiente universitário”.

As aulas oferecem aos estudantes ferramentas para lidar com os problemas de um jeito focado na cooperação e na integração. A ideia é reaproximar as partes interessadas com a participação da comunidade.


Curtiu a Escola de Verão da PUC-SP? A instituição tem vários outros cursos incríveis para você aproveitar em janeiro. Descubra quais são eles neste link aqui e inscreva-se!