Rapaz que estudava em banheiro passa em medicina na USP

Por: Redação | Comunicar erro

Guilherme Nobre, de 19 anos, foi aprovado em  medicina na Universidade de São Paulo (USP), após passar por uma verdadeira maratona para conseguir estudar.

Residente em Santos (SP), o rapaz fez faxina para conseguir uma bolsa no cursinho e estudava dentro do banheiro do posto de gasolina em que a mãe trabalha. “Passei quase metade do ano estudando no banheiro. Mas ainda não foi em 2016 que consegui nota suficiente”, conta ele em entrevista ao G1.

Ele concluiu o ensino médio em curso técnico, mas só pode fazer o cursinho pré-vestibular com a ajuda da professora Eliane Limonti.  “Ela me deu uma bolsa e, em troca, eu tinha que organizar as coisas, limpar as salas, passar um pano em tudo, trocar o lixo e lavar os banheiros. Eu dependia daquilo para alcançar meu sonho, então se tornaram coisas simples”, explicou.

Crédito: Arquivo PessoalGuilherme ocupou a quarta vaga dedicada a cotista

Guilherme conta que escolheu essa profissão, após acompanhar diversas vezes seu pai ao hospital por conta de uma hidrocefalia. Já em 2018, a avó teve um AVC e ficou internada por seis meses, ele ficou com ela durante todo o tempo em que esteve hospitalizada. “Eu levava os livros e ficava com ela estudando durante toda a noite”. Infelizmente, a avó faleceu três dias antes dele prestar o Enem.

Além da USP, o rapaz foi aprovado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma das 10 melhores instituições do país. Ao escolher o campus de Ribeirão Preto da USP, ele fez questão de entrar em contato com o outro concorrente que estava na lista de espera da UFPR e dar a notícia: “Eu falei parabéns, você vai fazer medicina na UFPR e ele ficou muito feliz. Me coloquei no lugar, imaginei o quanto ele gostaria de saber que o sonho dele seria possível”.

Compartilhe:

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.