Últimas notícias:
Loading...

Redação para Concurso Público: 7 dicas essenciais

Por: Catraca Livre

Já falamos anteriormente sobre Redação, porém vale lembrar que cada tipo de prova tem uma exigência então é preciso tomar certos cuidados quando estiverem escrevendo uma redação para concurso público. Leia a seguir todas as regras que você deve dominar e garanta nota máxima na redação para o Concurso Público.

Se você está pensando em fazer um concurso é muito importante que haja domínio de regras da gramática como por exemplo concordância verbal e nominal, emprego de conjunções, regência, crase e pontuação. Preparamos para vocês um resumos de regras gramaticais, veja aqui!

Redação para concurso público
Redação para concurso público

Como qualquer texto, a redação para concurso exige muito treino, então a melhor forma de garantir que no momento da prova você não terá problemas é ler e escrever diversas vezes, tente trabalhar diversos temas, dos mais sérios aos mais populares isso te dará maior segurança.

Fique atento também ao formato de texto pedido, os pedidos com mais frequência são os textos dissertativos argumentativos e textos dissertativos expositivos, que tratam de temas de áreas específicas do concurso. 

Veja algumas dicas para tirar de letra o desafio da redação:

  1. Ler e escrever: Não existe uma receita exata para se escrever uma boa redação, mas sabemos que ela é resultado da combinação de muita leitura e prática. Uma vez que você lê muito você adquire um vocabulário maior, além de formar opinião sobre diversos assuntos.
  2. Corrigir: Escrever é ótimo mas é bom que você tenha alguém para corrigir suas redações. Muitas vezes escrevemos mas nem todos entendem. Então peça ajuda de um professor ou de alguém com conhecimento na área para aprontar erros e dar conselhos.
  3. Estrutura: Toda redação deve apresentar a seguinte estrutura – Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Esses três tópicos devem estar distribuidos entre 4 ou 5 parágrafos. Cada paragráfo também possui um começo, um desenvolvimento e uma conclusão. Dica: Na hora da prova respeite o número máximo de linhas,  mas fique atento a letra legível.

Veja a íntegra do conteúdo no site Examtime.