Publicidade

Informar

Robozinho da USP ensina geometria e tem até Facebook

Por: Redação | Comunicar erro
...
Publicidade

Você entra na sala de aula para estudar e se depara com um robô-professor, já pensou? Não é história de filme, não. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, desenvolveu um robozinho humanoide que ensina geometria.

Ele tem nome: Robô NAO, que tem até uma página só dele no Facebook. Entre as pesquisas realizadas pelo ICMC, está um projeto de mestrado que utilizou a criação para ensinar geometria a 62 adolescentes entre 13 e 14 anos de escolas públicas e particulares de São Carlos.

ICMC/Reprodução
O robô foi programado para reconhecer figuras geométricas planas

A partir de um sistema de visão computacional, o robô foi programado para reconhecer figuras geométricas planas. Com a ajuda de professores da área de educação e de matemática, o pesquisador Adam Moreira propôs diversas atividades aos alunos que participaram.

No final das atividades, constatou-se que estudantes que participaram das aulas com o NAO tiveram um desempenho melhor, com 84.61% de acertos nas questões propostas em relação aos que não tiveram contato com o robô (que contabilizaram 60% de acertos).

Muito em breve o Centro de Robótica de São Carlos (CROB) oferecerá um curso de difusão sobre o tema para a preparação de professores.

Saiba mais sobre as pesquisas com o Robô NÃO no Jornal da USP.

Compartilhe:

Publicidade
Publicidade

Museu de Anatomia Humana da USP exibe peças que ensina como o seu corpo funciona

Cereja Flor: O lugar das taças de sorvetes gigantes em São Paulo

Fondue taiwanês é a próxima delícia que você tem de provar

Médica tira dúvidas sobre anticoncepcional

Refugiados se tornaram microempreendedores em um lava-rápido em São Paulo

Publicidade