Rússia oferece 30 bolsas de estudos integrais em universidades

O Ministério de Educação e Ciências da Rússia divulgou, por meio das representações da Rossotrudnichestvo no Brasil, um edital com 30 vagas para bolsas de estudos no país. As oportunidades são para diversos cursos, em modalidades como bacharelado, mestrado e doutorado.

O processo seletivo está sendo realizado pela Aliança Russa, representante das principais instituições de ensino russas no Brasil. As bolsas são integrais e a moradia possui um custo-benefício no valor entre U$ 50 e U$ 150 mensais.

Interessados em estudar na Rússia devem se inscrever até o dia 4 de março

Confira a lista completa de vagas oferecidas:

– Matemática e mecânica: 1 vaga de bacharelado, 1 de mestrado e 1 de doutorado
– Física e astronomia: 1 vaga de bacharelado e 1 de mestrado
– Arquitetura: 1 vaga de bacharelado
– Informática e engenharia da computação: 1 vaga de bacharelado
– Segurança de informação: 2 vagas de licenciatura
– Energia e tecnologia nuclear: 5 vagas de mestrado
– Aviação e tecnologia espacial: 2 vagas de bacharelado
– Navegação aérea e operação de equipamento de aviação e espacial: 2 vagas de bacharelado;
– Nano tecnologia e nano materiais: 2 vagas de mestrado
– Medicina clínica: 2 vagas de licenciatura
– Ciências políticas e estudos de regiões: 6 vagas de mestrado
– Arte musical: 1 vaga de bacharelado e 1 de mestrado

O processo seletivo é dividido por fases, sendo necessário aguardar análise e aprovação. Primeiro, os candidatos enviam seus formulários e dados pessoais para a Aliança Russa. Depois de pré-selecionados, eles enviam documentos exigidos pelas instituições de ensino e o Ministério de Educação e Ciências da Rússia conduz a análise dos interessados, para confirmar que cumprem todos os requisitos.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até amanhã, dia 4 de março, no e-mail diretoria@aliancarussa.com.br ou por meio desta página no Facebook.

Ao voltar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido ao processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, um procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em centros de ensino estrangeiros. Desde 2010, o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa, do qual a Rússia faz parte, passou a valer conforme o Tratado de Bolonha. Seu objetivo é facilitar a mobilidade dos estudantes e profissionais do ensino superior da Europa.

Para mais informações ligue (11) 4551-3836 ou acesse o site da Aliança Russa.