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Saiba como minimizar o estresse causado por exames e vestibulares

De repente, é preciso escolher a carreira a seguir e, para alcançar esse objetivo, abandonar a vida normal para estudar feito louco

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)
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O período de vestibulares e provas causam muito estresse nos estudantes. Para ajudar nesse período importante e cansativo, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), reuniu dicas para minimizar os efeitos nocivos da ansiedade e ajudar a relaxar.

Crédito: Seb_ra/istock Veja dicas para minimizar o estresse dos exames e vestibulares

Pratique uma atividade física

Praticar esportes é uma ótima forma não só de aliviar o estresse com o vestibular, mas também para prevenção de doenças! Ele ajuda a fortalecer suas defesas, oxigena o corpo e incentiva a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar. Todo esse processo, promovido pela atividade física, traz mais energia para o seu corpo!

Não estamos falando aqui daquele treino pesado para entrar para o time de futebol americano que acontece todos os dias, a não ser que seu objetivo seja uma universidade no exterior e esteja pensando em um programa para atletas. O ideal é que seu tempo para os esportes aconteça 3 vezes por semana durante 50 minutos até 1 hora.

Tenha uma alimentação saudável

A tentação de beliscar uma batata chips e ler as matérias cobradas é enorme, sabemos disso! Mas manter uma alimentação saudável também ajuda a dar aquela turbinada nos estudos. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Goldsmiths, em Londres, mostrou que o consumo de fast-foods prejudica o desenvolvimento cerebral, reduzindo o quociente de inteligência (QI).

Converse com sua família para que haja alimentos saudáveis em casa, especialmente frutas e cereais. Faça todas as refeições e inclua bastante cor no seu prato.

Aproveite os benefícios do ferro e potássio (presente nas carnes, verduras escuras, banana, tomate, entre outros) para ajudar a repor as energias. Também é interessante investir em alimentos ricos em ácido fólico (beterraba, brócolis, amendoim, frutas cítricas e oleaginosas). Ele ajuda no crescimento e regeneração celular além de combater a depressão.

Durma bem

Crédito: Getty Images/iStockphotoValorize o momento de dormir!

Muitas pessoas encaram o tempo de sono como um desperdício. Caso você tenha a intenção é virar a noite estudando, tenha certeza de uma coisa: está fazendo tudo errado! Enquanto dormimos, nosso cérebro continua trabalhando. É nesse momento que ele absorve tudo o que foi aprendido durante o dia.

Tempo e qualidade de sono também são fundamentais! Para ficar com a mente descansada, um adolescente precisa, em média, de 8 horas de sono por dia. Caso esse período de descanso também não seja profundo, apenas 10% do conhecimento obtido será aproveitado pela memória.

Por isso, valorize o momento de dormir! Desligue qualquer aparelho que emita luz, evite alimentos pesados ou bebidas estimulantes e tenha uma boa noite.

Quer mais dicas para garantir a aprovação sem perder a cabeça? Acesse o site Novos Alunos.


Grupo SEB

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