Sem vestibular, refugiados universitários poderão estudar na UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai receber como seus alunos refugiados ou portadores de visto humanitário que estudavam em instituições de ensino superior no exterior. Eles poderão solicitar o acesso a cursos de graduação da UFPR, no primeiro semestre de 2016, entre os dias 13 de outubro e 13 de novembro deste ano.

A universidade paranaense é integrante da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). A solicitação para o ingresso é gratuita e os refugiados não precisarão fazer o vestibular, mas passarão por uma análise de documentos.

Não tem um dia que a UFPR não nos dê motivos para sentir orgulho.Motivo de hoje: a UFPR está recebendo estudantes…

Posted by Prefeitura de Curitiba on Wednesday, October 28, 2015

A solicitação deverá ser feita pessoalmente ou por meio de procuração do interessado, com firma reconhecida em cartório. Confira aqui o edital, com todos os critérios. As vagas disponíveis são as remanescentes de cada curso em caso de evasão de estudantes, mudança de curso ou pelo não preenchimento total da sala.

O requerimento deverá ser entregue na Sala do Projeto de Extensão “Migrações, Refúgio e Hospitalidade” do Setor de Ciências Jurídicas (Praça Santos Andrade, 50, sala 28 – térreo, centro, em Curitiba/PR). Nele, o candidato deverá especificar qual o curso no qual quer se matricular e incluir os documentos e informações de contato. Saiba mais no site da UFPR.