Senac oferece cursos gratuitos de turismo: 1.910 vagas abertas em 22 estados
Inscrições vão até 25 de abril e seleção é feita por ordem de chegada
O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Senac, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional voltados ao setor turístico. A iniciativa faz parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e busca impulsionar a formação de profissionais em um mercado que segue em crescimento no Brasil. As inscrições vão até o dia 25 de abril.

Vagas distribuídas pelo país
Ao todo, são 1.910 vagas disponíveis em 22 estados: AC, AM, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MG, MS, PA, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SP e TO. Os cursos são presenciais e as oportunidades foram distribuídas estrategicamente para atender à demanda de diferentes regiões do país.
Diversidade de cursos oferecidos
Entre as opções disponíveis, estão o curso de Qualidade no Atendimento ao Turista (40h, no Acre), Boas Práticas na Manipulação de Alimentos (15h, no Tocantins), e Recepcionista em Meios de Hospedagem (160h, no Amazonas), além de outras formações voltadas para diferentes áreas do setor.
- Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia para jovens de grupos sub-representados
- Itaú Unibanco abre vagas em programa de formação para PcD’s
- ‘A inclusão começa na matrícula’: o que escolas e professores precisam saber sobre o autismo
- Usar Ozempic pode não ser tão fácil em breve; entenda nova proposta da Anvisa

Quem pode participar?
Podem se inscrever candidatos com renda familiar per capita de até dois salários mínimos. Também é necessário não ter abandonado cursos do PSG no último ano e atender aos requisitos específicos de escolaridade e idade de cada curso.
Processo seletivo e matrícula
A seleção será feita por ordem de inscrição, então é fundamental preencher corretamente o formulário o quanto antes. Só é permitida uma inscrição por pessoa. Os convocados serão avisados por e-mail ou telefone, com exceção do estado de São Paulo, onde será divulgada uma lista oficial.
A matrícula será presencial e requer RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade. Outros documentos podem ser exigidos conforme o curso escolhido.