Sesi abre 56 mil vagas em cursos gratuitos para jovens e adultos
Cursos contribuem para que o aluno termine os estudos em até 13 meses, com uma formação focada no mercado de trabalho
O Serviço Social da Indústria (Sesi) está com inscrições abertas para cursos gratuitos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). São oferecidas mais de 56,1 mil vagas abertas para a conclusão dos ensino fundamental e médio.
As inscrições são para o segundo semestre de 2024 e podem ser feitas em contato com a unidade Sesi mais próxima. As aulas acontecem de forma presencial ou on-line, com a possibilidade de conciliar estudo e trabalho.

A EJA Sesi está presente em todo o país, com mais de 317 escolas. Também é possível se inscrever na Nova EJA, que oferta diversos benefícios, como o ensino flexível 80% na modalidade de ensino a distância (EaD) e redução do tempo de conclusão com o Reconhecimento de Saberes, que avalia e aproveita os conhecimentos formais e informais do aluno.
- A ciência por trás dos arrepios: entenda por que arrepiamos em algumas situações
- Como controlar a pressão arterial com alimentação e dieta DASH
- Cadastre-se e Jogue Wild Bandito com rodadas a partir de R$0,40 na Esportiva bet
- Conheça os 10 parques nacionais mais visitados do Brasil
Os cursos gratuitos do Senai
As vagas se dividem entre ensino fundamental e ensino médio na Nova EJA e EJA Profissionalizante. Conheça abaixo as modalidades oferecidas pelo Sesi:
Nova EJA
Oferece formação para o Ensino Fundamental e Médio, além de ter um ensino flexível, sistema autoral de educação e material didático próprio, múltiplos ambientes de aprendizagem, projeto pedagógico inovador e reconhecimento de saberes prévios e metodologias ativas.
EJA Profissionalizante
Além de tudo que a Nova EJA oferece, a EJA Profissionalizante, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oferece ao aluno a possibilidade de fazer um curso de qualificação profissional ou técnico. As opções variam de acordo com a disponibilidade do estado.
A metodologia da EJA se baseia em oito pilares: autonomia do estudante, resolução de problemas complexos, preparação para continuidade dos estudos e progressão na carreira, desenvolvimento de competências do século 21 e formação cidadã de uma consciência crítica e reflexiva.
Conheça todos os detalhes da metodologia no site da EJA Sesi.