SP abre 10 mil vagas em cursos gratuitos de empreendedorismo

O programa é voltado prioritariamente para jovens de 15 a 29 anos

A Prefeitura de São Paulo lançou a segunda edição do Meu Trampo, programa que oferece cursos gratuitos de capacitação profissional e incentivo ao empreendedorismo para jovens de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade.

Destinado prioritariamente para pequenos e novos empreendedores com idades entre 15 e 29 anos, o Meu Trampo tem como meta capacitar dez mil jovens, com o objetivo de promover a geração de renda, estimular a autonomia financeira e fortalecer a autoestima desse público.

Prefeitura de SP abre 10 mil vagas em cursos gratuitos de empreendedorismo
Créditos: FG Trade/iStock
Prefeitura de SP abre 10 mil vagas em cursos gratuitos de empreendedorismo

As inscrições podem ser feitas no site, e as vagas serão abertas de acordo com a demanda. Os encontros podem ocorrer em equipamentos públicos ou em locais de convivência comunitária, como sedes de organizações sociais.

Como funciona os cursos gratuitos

O programa tem duração de 20 horas divididas em cinco dias e com turmas de 25 a 30 pessoas em média. Ele utiliza uma metodologia chamada “By Necessity” (por necessidade, em tradução livre do inglês), desenvolvida pela agência Besouro, contratada pela prefeitura e responsável pela capacitação.

Esse método é responsável por possibilitar que um negócio seja tirado do papel com baixo ou zero custo e é composto por dez passos: meu sonho, meu perfil, minhas possibilidades, meu negócio, minha marca, meu mercado, minhas vendas, meu time, minhas finanças e minha análise, além do plano de negócios.

No início do curso, o aluno é estimulado a pensar no que gosta de fazer e em possíveis atividades que possa exercer como empreendedor. Ele pode escolher até três ideias possíveis de negócio e, depois de analisá-las, decide por uma para seguir até o final do curso e montar o seu plano de negócios.

A partir daí o jovem é estimulado a criar uma marca, fazer uma pesquisa de mercado, entender seu público, suas finanças e definir datas e ações a serem colocadas em prática. Todos os passos são acompanhados por consultores especializados em negócios.

Ao concluírem o Meu Trampo, os jovens têm um plano de negócios pronto para ser executado. Depois, eles têm a possibilidade de solicitar o acompanhamento durante 90 dias de seus mentores durante o curso.

Neste período são realizadas até 12 horas de consultoria e mais uma para avaliação socioeconômica do negócio, para que consigam colocar em prática tudo o que aprenderam, assegurando que os novos negócios se tornarão suas fontes de renda e autonomia.