Teatro gratuito no TUSP

Programação também inclui encontros com diretores dos espetáculos produzidos pela Escola Livre de Teatro

Por: Redação

Neste mês, o TUSP (Teatro da USP) reuniu espetáculos e a chance de conhecer os diretores responsáveis por eles. As peças foram produzidas pela Escola Livre de Teatro e a entrada é gratuita. Na programação também está incluso o lançamento do livro “Reminiscências dos 20 anos da Escola Livre de Teatro por seus Fazedores”.

Confira os espetáculos de fevereiro:

O Mais Simples Seria Não Começar

Data: 3/2 a 11/3
Dias: sextas-feiras e sábados
Horário: 20h (sextas e sábados), 19h (domingos)

A peça foi realizada pela Formação 12, livremente inspirado em O Inominável, de Samuel Beckett, com orientação de Vinícius Torres Machado e direção de movimento de Thiago Antunes.

Quem faz

Vinicius Torres Machado é diretor teatral e pesquisador. Desenvolve trabalhos que exploram a linguagem da máscara e, atualmente, faz estudos sobre a obra de Samuel Beckett. Dirigiu os espetáculos A Porta e O Mais Simples Seria Não Começar…. Ministrou por alguns anos aulas no CAC/ECA/USP como professor conferencista.

Thiago Antunes é dançarino, preparador corporal e pesquisador. Desenvolve mestrado em torno da obra de Samuel Beckett. Estudioso de kempô e ioga, ministra aulas na ELT de Santo André há 7 anos.

Ensaio sobre Nora

Data: 4/2 a 4/3
Dias: Sábados e domingos
Horário: 21h (sábados) e 20h (domingos)

O espetáculo foi realizado pela Formação 14 a partir de impulsos extraídos do confronto com a obra Casa de Bonecas, do norueguês Henrik Ibsen, com orientação de Cuca Bolaffi, Pedro Mantovani, Thiago Antunes e Cristiano Gouveia. O exercício teve por objetivos o estudo da lógica das cenas e dos personagens do texto, tendo como enfoque as relações de anulação de si e do outro.

Quem faz

Cuca Bolaffi formou-se na escola de Jacques Lecoq, em Paris, e foi fundadora da Cia do Feijão. Ministra aulas de expressão corporal e interpretação. Na ELT, mantém o Núcleo de Estudos da Linguagem da Máscara.

Pedro Mantovani é mestre em Filosofia pela FFLCH e ator formado pela EAD, desenvolve pesquisas sobre o teatro de Bertolt Brecht. Está em cartaz com o espetáculo A Dócil, no Folias d´Arte. É professor de teoria na ELT.

Cristiano Gouveia é ator formado pela ELT, iniciou sua carreira de professor de música para teatro como aprendiz de Gustavo Kurlat. Atualmente, desenvolve trabalhos como ator e músico na TV Cultura em programas infantis e é orientador no projeto Ademar Guerra.

Clara em Neve

Data: 1/2 a 1/3
Dias: Quartas e quintas-feiras
Horário: 21h

O trabalho foi realizado pelo Núcleo de Direção no projeto Ndelta11, sob orientação de Luiz Fernando Marques (Lubi). Atriz-criadora: Mari Nogueira. A Direção e dramaturgia ficou por conta de Daniel Viana.

Quem faz

Luiz Fernando Marques é formado pela EAD. Diretor de destaque na cena paulistana, com os espetáculos do Grupo XIX, realiza projeto de ocupação na Vila Maria Zélia. É orientador do Núcleo de Direção Teatral da Escola Livre de Teatro.

Mari Nogueira é atriz formada pela Escola de Teatro Ewerton de Castro, procurou a ELT para amadurecer o projeto Clara em Neve, como parceira de Daniel Viana no Núcleo de Direção Teatral. Tem realizado diversos trabalhos profissionais na cena paulistana, dentre eles, recentemente participou do espetáculo de August Strindberg, “O Pelicano”, ao lado de Denise Weinberg.

Daniel Viana é aprendiz do Núcleo de Direção Teatral, teve seu espetáculo “Clara em Neve”, exercício realizado em contexto pedagógico, contemplado para esta temporada da Mostra da ELT no TUSP.

Encontros para Reflexão

Data: 7/2
Dia: Terça-feira
Horário: 20h30

A “trajetória do aprendiz em sua relação com o mestre: objetivos, diretrizes, procedimentos”. Com Cuca Bolaffi, Vinícius Torres Machado, Thiago Antunes e Pedro Mantovanni.

Data: 14/2
Dia: Terça-feira
Horário: 20h30

“A apreensão do conhecimento em forma de expressão”. Com professores de diferentes escolas: Antônio Rogério Toscano (ELT), Miriam Rinaldi (PUC), Chiquinho Medeiros (SP Escola de Teatro) e Isabel Setti (EAD).

Lançamento do livro “Reminiscências dos 20 Anos da Escola Livre de Teatro por seus Fazedores“.

Quem faz

Miriam Rinaldi é atriz-fundadora do Teatro da Vertigem e professora de artes do corpo na PUC/SP.

Francisco Medeiros é diretor teatral, professor da PUC/SP e coordenador da SP-Escola de Teatro.

Maria Isabel Setti é diretora e professora de voz e interpretação na EAD (Escola de Arte Dramática).

Antônio Rogério Toscano é pesquisador e professor na ELT, na PUC e na EAD. Atualmente, é coordenador da ELT.