UEA abre mais de 3,7 mil vagas para 91 cursos gratuitos
As inscrições ocorrem entre 21 de julho e 28 de agosto; saiba como pedir isenção na taxa de inscrição
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) abriu inscrições para 91 cursos gratuitos de graduação com ingresso no ano letivo de 2026.
Ao todo, a UEA oferta 3.773 vagas distribuídas da seguinte forma: 2.230 pelo Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e 1.543 pelo Vestibular tradicional. As inscrições ocorrem entre 21 de julho e 28 de agosto.

De acordo com o edital, as provas do SIS (Etapas I, II e III) serão realizadas no dia 26 de outubro. Já os candidatos ao Vestibular farão prova de Conhecimentos Gerais em 27 de outubro, e de Conhecimentos Específicos e Redação em 28 de outubro. O resultado está previsto para 5 de dezembro de 2025, junto ao edital de matrícula.
- Férias! Maior parque inflável itinerante do Brasil chega ao Grande ABC e estaciona no São Bernardo Plaza Shopping
- Entenda como a IA pode ajudar a identificar pacientes com risco de Alzheimer
- IFRS disponibiliza mais de 400 cursos online gratuitos
- Estudo descobre ajuste na dieta que melhora o desempenho cognitivo
Novo curso de Inteligência Artificial (IA)
Entre as principais novidades está a criação do curso bacharelado em Inteligência Artificial (IA), com 30 vagas no município de Parintins e 30 em Itacoatiara.
O curso, inédito no Amazonas, atende à crescente demanda por profissionais qualificados em uma das áreas que teve o maior crescimento nos últimos anos.
A partir da metodologia do curso, os acadêmicos e profissionais poderão implementar a IA em diversas áreas como saúde, educação e segurança pública.

Os alunos aprenderão fundamentos de matemática, estatística e ciência da computação, além de técnicas de aprendizado de máquina, ética e responsabilidade, visão computacional e processamento de linguagem natural.
Distribuição de cotas e ações afirmativas nos cursos gratuitos
No total, a Universidade do Estado do Amazonas disponibilizará 754 vagas para PcDs, 364 para indígenas, 180 para pessoas pretas e 57 suplementares para refugiados. A universidade oferecerá 91 cursos em 19 municípios, sendo 48 na capital e 43 no interior.
Isenção e pagamento
O período para solicitar isenção da taxa de inscrição vai de 21 de julho a 1º de agosto, até as 17h. PcDs que apresentarem laudo médico ou carteira de identificação emitida por órgão público terão direito à isenção.
O boleto de inscrição deve ser impresso até o dia 28 de agosto e pode ser pago até 29 de agosto de 2025.