UFSCar abre vagas em curso gratuito de mestrado

As inscrições vão até 6 de outubro

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para curso de mestrado profissional em matemática. São oferecidas 20 vagas, sendo 10 no Polo Sorocaba e 10 no Polo São Carlos.

As inscrições vão até 6 de outubro. Iniciativa faz parte do Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) 2024.

UFSCar abre vagas em curso gratuito de mestrado
Créditos: Divulgação/UFSCar
UFSCar abre vagas em curso gratuito de mestrado

O programa tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na educação básica, especialmente a professores que busquem aprimoramento da formação profissional.

Quem pode se inscrever no curso de mestrado profissional?

Podem se inscrever no exame professores em exercício da docência de matemática na educação básica das redes pública ou privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em qualquer área, respeitando-se as normas de cada Instituição. A inscrição deve ser feita aqui.

A prova busca comprovar o domínio matemático dos candidatos e consistirá de 30 questões de múltipla escolha.

A avaliação será realizada no dia 21 de outubro de 2023, em caráter presencial, iniciando-se às 14h, com término às 17h.

O edital completo, com todos os detalhes do Exame Nacional de Acesso ao Profmat em 2024, está disponível em www.profmat-sbm.org.br/ingresso-2024/.

Sobre o Profmat

O Profmat é um programa de Mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, vinculada à Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Atualmente, o Profmat conta com 106 instituições associadas, entre elas a UFSCar, que garantem que o programa tenha abrangência nacional.

Além disso, são elas que asseguram o caráter de gratuidade do Programa, e são responsáveis, por intermédio das respectivas Coordenações Acadêmicas Institucionais, por toda a coordenação das atividades do Profmat, descritas no Regimento do Profmat e suas normas.

O Profmat foi recomendado pela Capes, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).