UFSCar lança portal de cursos online e gratuitos com certificado

Site oferece cursos de diversas áreas do conhecimento para pessoas de todas as idades

Por: Redação

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou recentemente um portal de cursos online e gratuitos abertos à participação do público em geral. O PoCA tem cursos nas áreas de Design, Educação a Distância e Ensino Híbrido com carga horária de 2 a 10 horas com certificação ao final. Confira quais cursos fazem parte da plataforma atualmente:

Cursos oferecidos

Dos seis cursos oferecidos até o momento, um já conta com versão em inglês. O intuito é que todo conteúdo dos próximos cursos sejam oferecidos em português, inglês e espanhol com o objetivo de tornar os processos formativos internacionais.

Por enquanto os cursos não contam com tutoria. Caso surja alguma dúvida é possível tirá-la através de fóruns de interação disponíveis no site. Todos os materiais ficarão disponíveis, mesmo após a conclusão do curso, porém nem sempre de modo permanente.

Como participar dos cursos

Para participar dos cursos é bem simples, basta acessar o portal aqui, criar uma conta com alguns dados pessoais, ler e aceitar a política do site, escolher um dos cursos e se inscrever nele. É permitido fazer todos os cursos oferecidos e cada um oferece certificado de extensão pela UFSCar. Para saber mais informações clique aqui.

Lançado em julho, durante o Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, o portal de cursos online já conta com 400 usuários cadastrados.

Crédito: ReproduçãoCursos online são abertos e gratuitos para brasileiros ou estrangeiros

Como propor cursos

Na plataforma além de fazer os cursos, servidores docentes ou técnicos-administrativos da UFSCar ou de qualquer outra instituição de Ensino Superior podem propor novos cursos. Para isso é necessário preencher um formulário de proposta informando sobre o nome do curso, descrição, justificativa, público-alvo, carga horária, objetivos, critérios para certificação e bibliografia básica. Além disso indicar quais serão os materiais didáticos utilizados e atividades do Moodle. Antes de propor o curso é importante ler o regulamento.

A Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar oferece toda orientação e suporte necessário durante o desenvolvimento do curso. O contato pode ser feito por e-mail contato@poca.ufscar.br ou pessoalmente, na própria Secretaria, que está localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

Crédito: Reprodução / site POCAPOCA oferece cursos online e gratuitos nas áreas de Design, Educação a Distância e Ensino Híbrido

A plataforma de cursos ganhou este nome por duas razões: PoCA remete a “portal de cursos abertos” e também se refere ao verbo “pocar” que em Tupi quer dizer “bater com força, estourar”. Isto explicita o intuito da UFSCar de dar grande visibilidade ao portal, atingindo a um grande número de pessoas que possam se beneficiar dele.

“Fazia tempo que queríamos oferecer atividades abertas à comunidade, cumprindo o papel da Universidade de promover a extensão, com cursos gratuitos e de qualidade”, comentam Cleide Araújo, Ana Paula Rodrigues e Priscila Bianchi, da equipe da Coordenadoria de Inovações Pedagógicas e Formativas da Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar ao site A cidade on.

Ficou interessado e quer saber mais? Acesse o site aqui e ouça o podcast da Rádio UFSCar Notícias, de 8 de agosto que comenta sobre a plataforma.

Compartilhe:

1
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
2
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
3
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
4
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
5
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
6
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
7
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
8
31s
Maior Sarau do Mundo – Amanda Gedra
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …