Últimos dias para se inscrever nos cursos gratuitos da Univesp

São oferecidas 23.322 vagas em 371 municípios (capital, interior e litoral); prazo termina no dia 8/04

Termina no dia 8 de abril, às 21h, o prazo de inscrição para nos cursos gratuitos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). São oferecidas 23.322 vagas em 371 municípios (capital, interior e litoral).

As inscrições devem ser feitas pelo pela internet (acesse aqui). A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 26 de maio, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 21 do mesmo mês, a partir das 15h.

Créditos: Divulgação

O início das aulas está previsto para o final de julho de 2024. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.610 vagas para o Provão Paulista e os aprovados também ingressam em julho.

O custo da inscrição é de R$ 52,00. Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula.

Como se inscrever nos cursos gratuitos da Univesp

No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais.

Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2021, 2022 e 2023, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final.

Caso a nota do Enem 2023 não seja divulgada até o dia 8 de abril, não valerá para esse processo seletivo. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.

O candidato poderá obter confirmação do pagamento e a efetivação de sua inscrição, no portal vestibular.univesp.br na “Área do Candidato”, após dois dias úteis, em relação ao boleto bancário. Também há outras formas de pagamento relacionadas no site. 

Os cursos oferecidos

No Eixo de Computação, os cursos são de bacharelado em Tecnologia da Informação – BTI (duração de três anos), Ciência de Dados (quatro anos) ou Engenharia de Computação (cinco anos).

Até um ano e meio o ciclo é básico, com a possibilidade de migração entre um dos três cursos.

Já os ingressantes nas licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de mudança na habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração).

Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção irão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção definitiva entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), bacharelado em Administração (quatro anos) ou em Engenharia de Produção (cinco anos).