Uninove demite professores e exibe palestra do padre Fabio de Melo a alunos

Nas redes sociais, alunos se demonstraram indignados com atitude da instituição

Por: Redação

Na última segunda-feira, 22, enquanto acessavam a plataforma online de aulas, professores da Uninove de todo o país foram surpreendidos com avisos que os comunicava de suas demissões da instituição. Em contrapartida, alunos foram orientados a assistir a live intitulada “fortaleça o seu interior e acredite em você”, uma espécie de palestra motivacional do padre Fabio de Melo, que foi transmitida no canal do YouTube da universidade na noite do mesmo dia.

uninove fábio de melo
Crédito: ReproduçãoUninove demite professores e orienta alunos a verem palestra motivacional do padre Fabio de Melo

Nas redes, professores publicaram prints dos anúncios de suas demissões. “Atenção! Prezado (a) professor (a), comunicamos que em 22 de junho de 2020, fica V. Sa. dispensada de prestar serviço a esta empresa sem obrigatoriedade inclusive do cumprimento do aviso prévio previsto em lei, o qual ser-lhe-á pago em conformidade com o que estabelece a legislação trabalhista pertinente”, diz a mensagem.

De acordo com o G1, o Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) entrou com uma ação no Tribunal Regional do Trabalho nesta terça-feira, 23. O sindicato estima que a Uninove tenha demitido ao menos 300 docentes por meio do pop up, sem aviso prévio e sem apresentação de motivos.

uninove comunicado professores
Crédito: ReproduçãoComunicado enviado a professores pela Uninove

Em nota à Catraca Livre, a Uninove não respondeu qual foi o tamanho da demissão. A instituição culpabilizou a pandemia do novo coronavírus pela situação, e disse que “foi ao limite para atender o quadro funcional”. Leia:

“A Uninove preza como bem maior o ensino de milhares de alunos e a qualidade dos serviços oferecidos há mais de 50 anos.

Diante da pandemia que atingiu o mundo, tivemos que nos adaptar à nova situação e fomos ao limite para manter nosso quadro funcional e todas nossas obrigações contratuais em dia. Salários dos professores foram garantidos pontualmente e vultosos investimentos em tecnologia realizados. As mensalidades estão sendo renegociadas, tendo em vista a perda do poder aquisitivo de nossos alunos e seus familiares.

Todas as medidas de readequação foram necessárias para preservar o sonho dos futuros profissionais que aqui se formarão.

A Uninove reitera seu compromisso com a qualidade do ensino e acredita que essa situação é momentânea e será superada por todos com trabalho e confiança.

Agradecemos aos professores que contribuíram e aos que aqui permanecem contribuindo para a excelência e qualidade de nosso ensino.​”

Pelo Twitter, a União Nacional dos Estudantes (UNE) classificou o episódio como um “absurdo”.

Diversos alunos e internautas repudiaram a atitude de exibir palestra do padre Fábio de Melo no mesmo dia em que houve o corte dos professores: