Universidades da França oferecem vagas para brasileiros

Governo francês disponibiliza diferentes dispositivos que oferecem uma ajuda de custo ou benefícios

O Campus France Brasil, agência oficial do governo francês responsável pela promoção do ensino superior, recebe candidaturas de brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil que desejam buscar cursos de graduação e pós-graduação na França.

A plataforma virtual oferece aos candidatos a oportunidade de escolher entre diversos cursos, em instituições públicas e privadas, aumentando as chances de admissão.

Universidades da França oferecem vagas para brasileiros; saiba como se inscrever
Créditos: querbeet/iStock
Universidades da França oferecem vagas para brasileiros; saiba como se inscrever

As opções de ingresso incluem o primeiro ano da graduação, transferência acadêmica para o segundo ou terceiro ano da formação, e a pós-graduação francesa: o diploma de Master.

A França responde favoravelmente por uma crescente demanda dos brasileiros por educação internacional.

Com possibilidade de acesso nos níveis de graduação, pós-graduação e pesquisa, combinado com a excelência do sistema educacional francês e os custos relativamente baixos dos estudos, os atrativos do sistema de ensino superior do país europeu tem sido um dos principais motivos da busca dos brasileiros.

Como se inscrever nas universidades da França

Para participar processo seletivo, os candidatos devem criar um dossiê eletrônico contendo informações detalhadas sobre seu percurso acadêmico e profissional, bem como uma carta de motivação e um teste de língua.

A data limite para envio dos dossiês varia entre 15 de dezembro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, dependendo do tipo de projeto.

Todos os detalhes sobre a quantidade de cursos que podem ser indicados, o calendário e o processo de candidatura estão disponíveis no site oficial do Campus France Brasil.

Programas de bolsas

A acessibilidade das instituições francesas de ensino superior também se destaca. Os custos para estudar em uma universidade da França são um dos mais baixos da Europa, já que uma parcela significativa das instituições de ensino superior do país é pública.

Além disso, há uma ampla oferta de programas de bolsas de estudo que podem ser consultadas em um único lugar, o catálogo de bolsas Campus Bourse.

Para auxílio do orçamento do estudante internacional, o governo francês disponibiliza diferentes dispositivos que oferecem uma ajuda de custo ou benefícios para os discentes.

Sem falar que o visto de estudante permite trabalhar até uma carga horária máxima de 20 horas semanais.