USP abre curso preparatório para olimpíadas de matemática

Programa gratuito trabalha conteúdos essenciais para competições; inscrições vão até 26/07

O Instituto de Matemática e Estatística (IME), da Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para o polo de Treinamento para Olimpíadas de Matemática.

A iniciativa é voltada para estudantes do Ensino Médio interessados em aprimorar seus conhecimentos na disciplina.

Programa gratuito da USP trabalha conteúdos essenciais para competições; inscrições vão até 26/07
Créditos: Divulgação/Governo de SP
Programa gratuito da USP trabalha conteúdos essenciais para competições; inscrições vão até 26/07

O curso é gratuito e presencial, e as inscrições estão abertas até o dia 26 de julho pelo formulário de inscrição (acesse aqui).

O curso preparatório para olimpíadas de matemática

O programa oferece a oportunidade de aprofundamento em conteúdos não convencionais, essenciais para competições como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Além disso, o curso também busca incentivar professores do Ensino Fundamental II e Médio a criarem grupos de estudo em suas próprias escolas.

Sob a coordenação dos professores Cristina Cerri e Lucas Colucci, ambos do IME, o curso terá encontros aos sábados, das 8h30 às 12h30, nas seguintes datas: 17 e 31 de agosto, 14 e 28 de setembro, 19 e 26 de outubro, 9 e 23 de novembro.

Com carga horária total de 32 horas, o programa é presencial e gratuito.

As aulas serão ministradas no IME, no campus da USP da capital, localizado na Rua do Matão, 1.010, Bloco B, bairro do Butantã, zona oeste da capital paulista.

Programa do curso gratuito da USP

1 – Tópicos de Teoria dos Números: divisibilidade, mdc e mmc, bases numéricas, congruências, teorema chinês dos restos, equações diofantinas, funções aritméticas.

2 – Tópicos de Geometria: conceitos básicos, resultados sobre triângulos e quadriláteros, pontos notáveis de triângulos, congruência e semelhança, circunferência, relações métricas no triângulo, transformações geométricas.

3 – Tópicos de Combinatória e Probabilidade: técnicas básicas de contagem, princípio da inclusão-exclusão, contagem dupla, recorrências, princípio da casa dos pombos, grafos, funções geradoras, invariantes, princípio extremo, probabilidade discreta, coeficientes binomiais e triângulo de Pascal.

4 – Tópicos de Álgebra: produtos notáveis, fatoração, equações e sistemas, princípio da indução, desigualdades, polinômios, sequências, equações funcionais, números complexos.