Veja cursos de idiomas gratuitos na internet. Aproveite as dicas

Que tal fazer cursos gratuitos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano...? Encontre as melhores dicas para escolher um idioma e estudar grátis!

Todos temos planos de aprender uma nova língua para desbravar o mundo e ter oportunidades melhores na carreira, não é? Na internet, é possível encontrar diversos canais e plataformas que oferecem cursos de idiomas gratuitos.

Você poderá descobrir conteúdos iniciais em diversos idiomas, videoaulas de línguas estrangeiras e até jogos e outras propostas diferentes para estimular o aprendizado. Dê uma olhada nas sugestões que listamos para você e aproveite as dicas!

USP abre inscrições para cursos de idiomas gratuitos

A USP (Universidade de São Paulo) de tempos em tempos abre inscrições para diversos minicursos de línguas estrangeiras, ministrados por alunos-estagiários da Faculdade de Educação. Os interessados poderão aprender gratuitamente idiomas como: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano ou latim.

Prédio da USP, no Butantã
Crédito: Marcos Santos/USP ImagensCursos de línguas acontecem no campus da USP no Butantã

Todos os cursos de línguas da USP são abertos à comunidade interna (alunos, funcionários e docentes da universidade) e à comunidade externa (interessados em geral), sendo oferecidos de forma presencial no campus Butantã (São Paulo). Os estudantes que concluírem as aulas com até 80% de frequência recebem certificado emitido pela instituição.

Como se inscrever para os cursos de línguas da USP

É importante ficar atento à abertura das inscrições. Mas atenção: os minicursos de línguas estrangeiras são oferecidos apenas no segundo semestre de cada ano. Os idiomas, com dias e horários das aulas, serão divulgados SOMENTE no período de inscrição.

Para se inscrever, a idade mínima é de 15 anos completos. Não é permitida a inscrição em mais de um curso.

Após as inscrições, há um sorteio eletrônico que define os selecionados. Normalmente, para cada idioma são sorteados 30 alunos para formar as turmas; e também uma lista com 20 suplentes.

Uma observação: caso os sorteados não façam matrícula ou não compareçam na primeira aula, perderão a vaga e serão convocados os suplentes, por ordem de classificação no sorteio eletrônico.

Exercício de inglês
Crédito: iStock/LamaipInglês é um dos cursos de idiomas gratuitos oferecidos na USP

Como são as aulas dos minicursos

Os cursos de nível básico/iniciante são oferecidos em um único módulo, podendo variar de um a três meses de duração.

Os minicursos são coordenados e supervisionados por uma equipe formada pelos professores de metodologia do ensino das diferentes línguas e são disponibilizados gratuitamente todos os anos na USP.

Confira a página da FEUSP para obter mais informações, envie um e-mail para ccexfe@usp.br ou ligue para o telefone (11) 3091-3574 para tirar suas dúvidas.

Site oferece cursos de inglês, espanhol e francês 100% gratuitos

A Kultivi oferece aulas de inglês, espanhol e francês de forma 100% gratuita. Por meio de um rápido cadastro, que pede nome, e-mail e senha, o usuário terá acesso a 357 videoaulas, divididas em módulos de acordo com seu nível de fluência. E, de forma independente, poderá decidir quando e onde estudar.

Estátua da Liberdade e Nova York ao fundo
Crédito: Getty Images/iStockphotoAprenda inglês e outros idiomas on-line e de forma gratuita

Os inscritos nos cursos também têm acesso a todo o material visual utilizado pelos professores, podendo baixá-lo em PDF.

A Kultivi também oferece cursos on-line voltados para concursos públicos, OAB e Enem. Conta, no total, com mais de 4 mil aulas e milhares de alunos.

Clique aqui para conferir os vários cursos. Bons estudos!

MEC oferece cursos gratuitos de diversos idiomas

Paris, França
Crédito: Getty ImagesFrancês é um dos cursos oferecidos pelo Idioma sem Fronteiras

O MEC (Ministério da Educação) oferece cursos presenciais gratuitos de diversos idiomas. A oferta faz parte do programa Idiomas sem Fronteiras, que é exclusivo para universitários brasileiros.

Há vagas para cursos de espanhol, francês, italiano e japonês. Clique aqui para conferir o calendário de inscrições de cada um e o passo a passo para fazer os cursos de idiomas gratuitos.

Para participar, é preciso ser estudante de graduação ou pós-graduação stricto sensu nas instituições federais credenciadas pelo programa (professores ativos e técnicos administrativos também podem se inscrever).

As inscrições são feitas no site do Idiomas sem Fronteiras. O candidato deve selecionar a turma de sua preferência. Além disso, cada universidade realizará reuniões de orientação antes do início das aulas para confirmar a matrícula e o nivelamento dos alunos. Se o estudante selecionado não comparecer perde a vaga.

As aulas acontecem nos Núcleos de Línguas (NucLi) das universidades. O projeto tem como objetivo incentivar o aprendizado de línguas e também, em outros casos, ampliar o acesso de estudantes brasileiros em instituições internacionais.

Fique por dentro das inscrições para cursos gratuitos de idiomas em SP

Quer aprender um novo idioma e de graça? Estudantes da rede estadual de ensino em São Paulo podem se inscrever para as turmas dos cursos gratuitos de alemão, espanhol, francês, italiano e japonês. As aulas acontecem nos Centros de Estudo de Línguas (CELs).

Os cursos dependem da disponibilidade de cada unidade escolar. O cronograma é dividido em semestres e totaliza três anos de atividades, com aulas quatro vezes por semana. Alunos a partir do 7º ano do ensino fundamental podem participar.

Quadro com tradução espanhol-japonês
Japonês é um dos idiomas que são oferecidos nos Centros de Estudo de Línguas (CELs)

Os cursos trabalham as três noções fundamentais para o aprendizado de uma segunda língua: conversação (focada em situações do cotidiano e mercado de trabalho), gramática e leitura. Testes individuais e em grupo são aplicados para avaliar o desempenho dos alunos.

Para se inscrever, o candidato precisa comparecer em uma das unidades de ensino com um documento de identificação. Caso o aluno seja menor de idade, deve estar acompanhado pelos pais ou responsável no momento da matrícula. As inscrições estarão disponíveis enquanto houver vagas.

Clique aqui e veja a unidade do CEL mais próxima ou entre em contato com a Secretaria da Educação para mais informações. Bons estudos!

Site oferece cursos gratuitos de diversos idiomas

Estudante com tablet
São oferecidas lições para aprender diversos idiomas

O site Polyglot conta com cursos on-line e gratuitos de diversos idiomas.

Interessados podem aprender italiano, alemão, tailandês, turco, esperando, entre muitos outros.

O site é dedicado a auxiliar os membros no aprendizado de línguas estrangeiras, fornecendo-lhes uma maneira efetiva de memorizar palavras e seus significados.

O processo ajuda a captar mais informações e retê-las por um tempo maior.

O Acesso a todas as páginas é gratuito.

Acesse o Polyglot e saiba mais.

ONG oferece cursos gratuitos de inglês e espanhol em SP

A ONG Canto Cidadão, em parceria com o Centro Britânico, a Hispania Línguas Latinas e professores voluntários, tem feito processos seletivos para cursos gratuitos de inglês e espanhol.

As aulas de nível básico são destinadas a jovens entre 15 e 29 anos, que já concluíram ou estão cursando o ensino médio. Devem ter realizado seu histórico escolar integralmente em escola pública ou com 100% de bolsa em escola particular.

Panorama de Nova York
Crédito: Getty Images/iStockphotoCanto Cidadão oferece aulas de inglês para jovens

As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento do formulário eletrônico e envio da documentação (orientações no link do formulário). Veja o site da instituição para obter mais informações e acessar o formulário.

O único valor solicitado ao aluno é uma taxa inicial para cada curso, que inclui a aquisição do livro e um auxílio para as despesas da iniciativa.

As aulas serão ministradas na sede do Canto Cidadão (Rua Galeno de Almeida, 557, no Jardim América, em São Paulo, próximo à estação Sumaré).

8 canais no YouTube para aprender novos idiomas com gringos

O YouTube é uma terra mágica! Se você quer aprender inglês, francês ou até chinês sozinho, saiba que há diversos canais de gringos (que falam português) para te ensinar.

Selecionamos oito canais sensacionais para você começar a praticar um novo idioma agora. Confira:

1. Small Advantages

2. Amigo Gringo

3. Russo no Brasil

4. Brian Roxbury

5. Olá Brasil!

6. Japão nosso de Cada Dia

7. Pula Muralha

8. De Prosa na Coreia

Sesc oferece cursos gratuitos de inglês e espanhol

Você sabia que o Sesc Rio oferece cursos de idiomas gratuitos ou com mensalidades a preços populares? Ao todo, o programa abrange 14 unidades em todo o estado.

Podem se inscrever crianças a partir de 10 anos, regularmente matriculadas no Ensino Fundamental, e adolescentes a partir de 15 anos, além de adultos de todas as idades. As vagas gratuitas são destinadas a pessoas com renda familiar bruta até três salários mínimos nacionais.

Participam do projeto as unidades de Campos, Copacabana, Duque de Caxias, Engenho de Dentro, Madureira, Niterói, Tijuca, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Santa Luzia (Centro do Rio), Três Rios, Nova Friburgo e Nova Iguaçu.

Para se inscrever é preciso comparecer ao local de interesse, munido de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda, para os que tentarem vaga pelo programa de gratuidade.

A oportunidade é para o nível básico. Os candidatos que tenham algum conhecimento da língua serão encaminhados para testes de nivelamento. Para os que não se enquadram no perfil para vagas gratuitas, o valor do curso (referente ao material didático) pode ser parcelado em até cinco vezes.

O horário de inscrição é o de atendimento da unidade. Para verificar, basta acessar o portal do Sesc e buscar pelo local de interesse.

Universidade dará curso sobre os idiomas de ‘Game of Thrones’

A Universidade da Califórnia em Berkeley vai oferecer um novo curso de verão inspirado na série “Game of Thrones”.

Desta vez, os alunos e fãs poderão aprender sobre os idiomas criados dentro da narrativa: Dothraki e o Alto Valiriano. As aulas terão duração de seis semanas.

Cena da série "Game of Thrones"
Idiomas da série “Game of Thrones” serão tema de curso em universidade norte-americana

Intitulado “A linguística de Game of  Thrones e a arte de inventar idiomas”, o curso será ministrado pelo linguista David J. Peterson, criador das línguas fictícias da série da HBO (e de outras produções como “Defiance”, “The Shannara Chronicles”, “The 100” e “Emerald City”).

De acordo com a universidade, o mundo de Westeros “vai servir como contexto para o curso de forma que os estudantes foquem nos detalhes linguísticos da criação, não no lado ficcional”.

Duolingo oferece curso gratuito do idioma fictício de ‘Star Trek’

Novidade para os amantes de Jornada nas Estrelas (Star Trek): o Duolingo, plataforma on-line de aprendizagem de idiomas, vai oferece um curso para ensinar Klingon a língua fictícia utilizada pelos personagens no universo da série.

Por ser um idioma artístico, não existe muito material sobre o assunto. Grande parte dos termos que existem em Klingon é focada em palavras relacionadas à série, como “yuQ”, que significa “planeta”; e “ejyo’waw”, que significa “base estelar”.

Cena do seriado "Jornada nas Estrelas"
Grande parte dos termos Klingon é focada em palavras relacionadas ao tema da série

Neste link você pode enviar seu e-mail para que o Duolingo avise quando o curso começar. Mais de 100 mil pessoas já se inscreveram.

Bons estudos!

Compartilhe:

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.