EM ALTA

USP oferece 900 livros para baixar de graça; veja como acessar

Além dos livros, o acervo da USP também inclui revistas acadêmicas de diferentes departamentos da universidade

Encontrar livros para baixar gratuitamente na internet, de forma segura e sem violar os direitos autorais, nem sempre é fácil, principalmente para os estudantes. Mas temos uma ótima notícia! A Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza um acervo com mais de 900 títulos de forma gratuita.

USP oferece mais de 900 livros gratuitos para baixar; veja como acessar
Créditos: Marcos Santos/USP Imagens
USP oferece mais de 900 livros gratuitos para baixar; veja como acessar

São obras das mais variadas temáticas de estudo, que abrangem áreas como saúde, engenharia, turismo, educação, entre outras. Além disso, ainda há as coleções temáticas!

Os livros podem ser baixados de forma muito simples e fácil, através da plataforma online da universidade. 

Livros para baixar de graça

O acesso ao material é gratuito e pode ser feito através do Portal de Livros Abertos da USP (acesse aqui), por qualquer cidadão, independentemente de ter vínculo ou não com a instituição.

O site é dividido em diferentes plataformas: o Portal de Livros Abertos da USP, o Portal de Revistas da USP e a Plataforma Minha Biblioteca.

O primeiro apresenta obras que podem ser baixadas na íntegra e que cobrem assuntos como engenharia, saúde, arquitetura, educação, turismo. O site disponibiliza ainda séries especiais, como a Coleção Botânica, Coleção Mitos da Pós-Modernidade e Estudos da Ásia.

Já o Portal de Revistas da USP reúne uma biblioteca digital de centenas de revistas publicadas pelas diferentes unidades de ensino e pesquisa que fazem parte da Universidade.

Todas as revistas são abertas e contêm o texto completo dos artigos publicados. Desde 2008, conquistou números: 201 títulos de periódicos, cerca de 25 milhões de acessos e mais de 20 milhões de downloads de artigos.

A plataforma Minha Biblioteca possui mais de 16 mil e-books, incluindo o acervo de 16 editoras acadêmicas e 42 selos editoriais, entre as quais Guanabara Koogan, Manole, Cengage, LTC, Bookman e Artmed.

Há livros de sete catálogos: Ciências Jurídicas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, Saúde, Medicina e Odontologia, Ciências Pedagógicas e Letras e Arte.