Últimas notícias:

Loading...

10 momentos que poderiam ter destruído a infância das crianças dos anos 80

Coisas que eram consideradas 'normais', hoje em dia chocariam até a pessoa mais mente aberta do mundo!

Quando se fala sobre infância nos anos 80 e 90 há muito saudosismo. Foram tempos em que as crianças se divertiram sem interferência de produtos eletrônicos (Atari não conta, conta?), com brincadeiras na rua e amigos reunidos.

Não existiam celulares, tablets ou Netflix e ao invés disso a diversão se resumia a brincadeiras como pega-pega, esconde-esconde, queimada, jogos de tabuleiro, entre outras, que envolviam, principalmente, correria e bola.

No entanto, nem tudo foram flores. Embora tenham vivido uma infância com muita liberdade em um mundo analógico, as crianças daquela época eram submetidas a estímulos e situações que, embora não causassem nenhum estranhamento daquele tempo, hoje arrepiaram o último fio de cabelo até mesmo dos mais liberais.

Eis alguns exemplos de coisas que as crianças viviam e que hoje jamais aconteceriam.

Programas de TV

O Xou da Xuxa

Xuxa Meneghel marcou toda uma geração de crianças com o icônico Xou da Xuxa, programa infantil de maior sucesso da história da televisão brasileira.

Ocupando as manhãs de segunda-feira a sexta-feira o programa possuía quadros de brincadeiras (principalmente competições e números musicais) intercalados com desenhos animados.

Toda criança da época era fã de Xuxa e, além de assistir a seu programa na TV aberta, ainda ia ao cinema assistir aos filmes que fazia em parceria com Os Trapalhões e outros famosos e consumia os produtos lançados pela apresentadora como sandálias, bonecas e jogos.

Embora tenha marcado época, é inegável que a loira tenha proporcionado momentos bastante controversos.

Momento 01 – A escolha dos figurinos

Crédito: ReproduçãoXuxa usando um de seus looks nos anos 80

Era de bom tom apresentar um programa infantil vestindo um body cavado com decote no umbigo? Não! Mas Xuxa apresentava assim mesmo. O mais incrível nisso tudo é que ninguém achava estranho. Será que o mundo ficou careta ou isso realmente era algo exagerado?

Momento 02 – Xuxa e Sandra Gillette

Xuxa protagonizou inúmeras pérolas na TV, incluindo momentos inesquecíveis com artistas que se apresentavam com números musicais.

Em 1995, o Xuxa Hits, programa no qual a gaúcha convidava bandas e cantores que estavam bombando na época, a norte-americana Sandra Gillette, acompanhada do grupo de produtores 20 Fingers, se apresentou cantando uma música nada apropriada a uma plateia repleta de crianças: “Short Dick Man”, que tira sarro de homens de pênis pequeno.

Clube da Criança

Angélica era outra loira pela qual as crianças eram enlouquecidas nos anos 90 e 90. O Clube da Criança, na TV Manchete, também alternava entre brincadeiras, desenhos e atrações musicais.

Momento 03 – Angélica e os Cascavelletes

Nem sempre os artistas apresentavam músicas apropriadas ao público infantil e esse foi o caso do grupo Cascavelletes que cantou “Eu quis comer você” .

Domingo Legal

Em 1993 estreava o Domingo Legal apresentado por Gugu Liberato que ia ao ar nas tardes de domingo. Além de atrações musicais, o programa possuía quadros com brincadeiras que envolviam pessoas com pouca roupa e muitas insinuações de cunho sexual.

Momento 04 – Prova dos batimentos cardíacos

Nesse quadro, os convidados sentavam numa cadeira ligados a uma máquina que monitorava seus batimentos cardíacos. O desafio consistia em manter a calma e o coração pouco acelerado enquanto alguém do sexo oposto fazia striptease na sua frente com ajuda de músicas sensuais, lingeries sexy (ou sunguinhas) e muito rebolado.

Momento 05 – Banheira do Gugu

Uma competição em que homens e mulheres entravam em uma banheira vestindo roupa de banho e, enquanto um tentava encontrar o máximo de sabonetes possível, o outro tentava impedir. Obviamente, isso acontecia com direito a muito esfrega esfrega e agarração que muitas vezes resultava em peitinhos à mostra. Tudo assistido pela família tradicional brasileira na domingueira.

Domingão do Faustão

Fausto Silva comandou as tardes dominicais da TV Globo pelos últimos 32 anos e, apesar da atração nos últimos tempos ter sido bastante comportada, o passado guarda memórias de momentos bastante constrangedores do programa.

Momento 06 – Sushi Erótico

O prêmio de maior bizarrice do programa talvez fique com o Sushi Erótico do Faustão, quadro no qual mulheres nuas protegidas apenas por sushis e sashimis ficavam deitadas em uma mesa enquanto famosos devoraram a comida e muitas vezes até comentava sobre os corpos das modelos.

Atores da emissora saboreiam sushi sobre o corpo de uma mulher

Publicidade

Foi apenas a partir de 2014 que a publicidade voltada ao público infantil passou a ser regulamentada através da resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, mas antes disso, e principalmente nos anos 80 e 90, os intervalos da TV brasileira eram recheados de absurdos. Alguns deles foram, inclusive, considerados abusivos pelo CONAR.

Momento 07 – Eu tenho, você não tem

Uma das propagandas mais famosas dos anos 90 foi a da Tesoura Mundial que buscava despertar a inveja entre as crianças com a clássica frase ‘Eu tenho, você não tem’. São considerados abusivos os anúncios que com linguagem infantil, trilhas sonoras de músicas infantis, desenho animado, promoção de distribuição de prêmios, entre outros aspectos.

Momento 08 – Crianças gemendo em comercial de sandália da Xuxa

A loira mais amada do Brasil não causava apenas em seu programa matinal. As propagandas dos produtos de sua marca também geravam bastante polêmica.

Num desses comerciais – o pior de todos – Xuxa anuncia o lançamento de sua sandália, a Love Xu para um público internacional Falando em inglês, a artista aparece falando sobre o produto e depois crianças declaram seu amor pela sandália de um jeito bastante estranho.

Momento 09 – Crianças seminuas

Para promover a linha infanto-juvenil da marca Staroup, duas crianças adultizadas aparecem seminuas abraçadas sobre uma moto.

Crédito: ReproduçãoFoto desfocada para não expor conteúdo impróprio

Momento 10 – Sonhos de garoto

Um comercial de chocolate com mais de dois minutos de duração que mostra diversas cenas de meninos na puberdade deslumbrados por mulheres. Nas imagens as mulheres aparecem com roupas sensuais enquanto os meninos tentam de todas as maneiras ver seus corpos.