5 costumes que marcaram época e você ainda pode fazer

Se acha que revelar fotos e usar jardineira estão ultrapassados, é melhor rever seus conceitos!

Cubo mágico, aquaplay, bolinhas de gude, fotos tiradas com Polaroid, etc. São tantas coisas antigas que fizeram um sucesso estrondoso que fica difícil colocar todas em uma única lista. Se você é daqueles que sente saudade de algumas atividades feitas no passado, selecionamos abaixo 5 costumes que marcaram época e, apesar dos anos terem passado, você ainda pode fazer. Confira.

Brincar de ioiô

Muito popular durante a segunda metade do século 20, o ioiô é considerado um dos brinquedos mais antigos da humanidade. A sua popularidade foi tanta que somente a marca Duncan, por exemplo, vendeu 45 milhões de ioiôs nos EUA.

Para quem busca um dia se tornar profissional na arte de fazer manobras com o ioiô, existe no Brasil, desde 2002, a Associação Brasileira de Ioiô, responsável pela organização de campeonatos no país.

Colecionar papel de carta

Quem viveu nos anos 80 e 90 sabe o sucesso que faziam os papéis de carta. Fosse ele florido, perfumado, de animal, personagem, colorido ou com a foto de um artista famoso, o importante era ter o máximo possível de papéis para trocar.

Hoje, várias papelarias ainda vendem os lindos e eternos papéis de carta para quem sente falta e quer matar as saudades de trocá-los na hora do recreio.

Jogar Detetive

Era demais poder descobrir se foi o Coronel Mostarda, o Professor Black ou a Dona Violeta quem executou o crime, não é mesmo? Ainda mais interessante era descobrir qual arma eles usaram e em qual cômodo o assassinato foi cometido.

Para quem fica nostálgico só de pensar num dos jogos de tabuleiros mais queridos do mundo, ele pode ser encontrado em quase todas as lojas de brinquedos. Vai topar o desafio?

Revelação de fotos

Muito popular até cerca de 15 anos atrás, a trajetória da revelação de fotos acompanha o surgimento do primeiro daguerreótipo (tipo de câmera) e a evolução da fotografia, ou seja, a primeira imagem revelada já tem quase 180 anos.

Com os avanços digitais, a revelação foi perdendo espaço e as imagens passaram a ser, na grande maioria, impressas. No entanto, ainda é possível encontrar locais que revelam fotos à moda antiga (como este aqui).

Usar jardineira

Nos anos 90, tanto faz se fosse menino ou menina, o importante era ter uma jardineira no armário. Para os dias mais quentes e também para os mais frios, ela era confortável e combinava com qualquer produção. Para quem é louco para usar ou voltar a vestir uma jardineira, ela voltou com tudo nos últimos anos.