5 dicas para um “volta às aulas” sem choro

Período de volta às aulas é sempre difícil para os pequenos

Implementar pequenas mudanças durante as férias requer um esforço e estresse muito menores do que o transtorno de se adaptar a uma nova rotina sem que ao menos a criança tenha tido a oportunidade de desenvolver as habilidades mínimas necessárias para enfrentar o mundo novo que a espera.

Algumas dicas para que seu filho não cause um tsunami na sua vida, na dele mesmo e nas primeiras semanas da professora que o receberá são:

  1. Mesmo que você tenha tirado férias para ficar com seus filhos, organize-se com amigos ou familiares para que as crianças passem alguns momentos do dia sem os pais. Todos podem se beneficiar muito se vocês planejarem para que a cada semana um de vocês tire um dia para ficar sem os filhos. As crianças poderão assim enfrentar o desafio de ficar sem a mãe ou o pai, com pessoas que já conhecem, porém em um ambiente diferente, fora de sua própria casa.
  2. Leve seu filho para brincar em pracinhas ou parques onde ele possa encontrar outras crianças da mesma idade, porém desconhecidas.
  3. Em passeios, evite que seu filho leve brinquedos ou jogos que não incentivem as brincadeiras em grupos.

Veja mais duas dicas aqui.