5 documentários no Netflix para discutir preservação dos animais

Por: Redação | Comunicar erro

Em 2013, quando o documentário “Blackfish – Fúria Animal” estreou, o público e a indústria de parques de entretenimento ficaram abalados com as acusações feitas contra o SeaWorld, grupo que opera parques aquáticos nos Estados Unidos.

O filme acompanha a trajetória de Tilikum, uma orca mantida em cativeiro por anos e que, segundo o documentário, foi responsável pela morte de vários treinadores. A história levantou diversas questões sobre o tema: por que ainda existem parques de entretenimento com animais? Seria prudente manter orcas e outras espécies em confinamento e fora da natureza?

“Blackfish” faz parte da seleção de documentários disponíveis no Netflix que abordam temas relacionados aos direitos dos animais – e as possíveis consequências à humanidade se não começarmos a discuti-los. Entre os selecionados da lista também está o doc “The End Of The Line”, que mostra o impacto que a pesca desenfreada pode ter na vida de todos nós.

“Blackfish – Fúria Animal”

Blackfish acompanha a vida de Tilikum, uma baleia performática assassina que matou várias pessoas quando estava em cativeiro. O documentário investiga o tratamento cruel que os animais recebem em seus treinamentos e as pressões da multibilionária indústria dos parques aquáticos.

“Virunga”

Documentário aborda o Parque Nacional de Virunga, espaço localizado na República Democrática do Congo, que abriga o restante dos gorilas da montanha existente no mundo. Uma pequena equipe de guardas florestais protege o parque contra milícias, das empresas interessadas em petróleo e de desastres naturais.

“The End Of The Line”

Este alarmante documentário analisa a iminente extinção do atum-rabilho e o impacto que a pesca desenfreada exerce sobre a fauna marinha.

“Mission Blue”

Neste documentário, a oceanógrafa e ecoativista Sylvia Earle divulga as condições dos oceanos. A produção é de Fisher Stevens, vencedor do Oscar por “A Enseada”, e Bob Nixon, indicado ao Oscar. Perecendo rapidamente devido à poluição, pesca predatória e acidificação, os oceanos caminham para uma catástrofe ecológica com impacto devastador sobre a vida na Terra.

“Preguiças em Perigo”

Por meio de sua fundação para combater o tráfico de animais, uma colombiana assume a causa do bicho-preguiça, uma espécie ameaçada pela ação ilegal.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:00
Netflix: ‘Elisa y Marcela’ um amor à frente de seu tempo
Você já imaginou ser possível a Igreja Católica realizar um casamento entre duas mulheres na Espanha em 1901 e esse …
2
01:25
Obras de Cândido Portinari estão no ‘Google Arts and Culture’
Cinco mil obras do pintor Candido Portinari foram disponibilizadas de maneira digital pela plataforma Google Arts & Culture. Pra acessar é …
3
09:12
Copa feminina: Boletim da Tia Paulinha – Episódio 2
Cristiane meteu 3 nas redes jamaicanas e garantiu a vitória do Brasil no jogo de estreia na Copa do Mundo. Como …
4
04:32
‘Baseado em Fatos Raciais’ aborda maconha e preconceito na Netflix
Já imaginou uma aula de história, regada à jazz, rap, vinil e maconha? Gostou? Então assista ao documentário "Baseado em …
5
03:25
Trailer de La Casa de Papel dá pistas sobre a 3ª temporada
Os fãs de La Casa de Papel aguardam ansiosos pela estreia da 3ª temporada da série. Mas depois do novo …
6
02:49
Pôster de ‘Mulher-Maravilha 1984’ exibe heroína com armadura dourada
Bastou a diretora Patty Jenkins divulgar em seu Twitter, o primeiro pôster de "Mulher-Maravilha 1984", para a rede social cair …
7
15:10
Copa feminina na Catraca Livre: pegue a pipoca e solte o play!
Vai ter cobertura da Copa do Mundo de Futebol Feminino, sim! Toda semana a Catraca Livre vai trazer um vídeo …
8
02:49
Quinta temporada de ‘Black Mirror’ chega agora na Netflix
A série Black Mirror retorna em Junho na Netflix e trará, em um dos episódios, Miley Cyrus, mostrando o perigo …