5 documentários no Netflix para discutir preservação dos animais

Por: Redação | Comunicar erro

Em 2013, quando o documentário “Blackfish – Fúria Animal” estreou, o público e a indústria de parques de entretenimento ficaram abalados com as acusações feitas contra o SeaWorld, grupo que opera parques aquáticos nos Estados Unidos.

O filme acompanha a trajetória de Tilikum, uma orca mantida em cativeiro por anos e que, segundo o documentário, foi responsável pela morte de vários treinadores. A história levantou diversas questões sobre o tema: por que ainda existem parques de entretenimento com animais? Seria prudente manter orcas e outras espécies em confinamento e fora da natureza?

“Blackfish” faz parte da seleção de documentários disponíveis no Netflix que abordam temas relacionados aos direitos dos animais – e as possíveis consequências à humanidade se não começarmos a discuti-los. Entre os selecionados da lista também está o doc “The End Of The Line”, que mostra o impacto que a pesca desenfreada pode ter na vida de todos nós.

“Blackfish – Fúria Animal”

Blackfish acompanha a vida de Tilikum, uma baleia performática assassina que matou várias pessoas quando estava em cativeiro. O documentário investiga o tratamento cruel que os animais recebem em seus treinamentos e as pressões da multibilionária indústria dos parques aquáticos.

“Virunga”

Documentário aborda o Parque Nacional de Virunga, espaço localizado na República Democrática do Congo, que abriga o restante dos gorilas da montanha existente no mundo. Uma pequena equipe de guardas florestais protege o parque contra milícias, das empresas interessadas em petróleo e de desastres naturais.

“The End Of The Line”

Este alarmante documentário analisa a iminente extinção do atum-rabilho e o impacto que a pesca desenfreada exerce sobre a fauna marinha.

“Mission Blue”

Neste documentário, a oceanógrafa e ecoativista Sylvia Earle divulga as condições dos oceanos. A produção é de Fisher Stevens, vencedor do Oscar por “A Enseada”, e Bob Nixon, indicado ao Oscar. Perecendo rapidamente devido à poluição, pesca predatória e acidificação, os oceanos caminham para uma catástrofe ecológica com impacto devastador sobre a vida na Terra.

“Preguiças em Perigo”

Por meio de sua fundação para combater o tráfico de animais, uma colombiana assume a causa do bicho-preguiça, uma espécie ameaçada pela ação ilegal.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
2
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
3
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
4
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
5
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
6
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
7
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …
8
04:12
Netflix: ‘The Family- Democracia Ameaçada’ revela grupo secreto
A minissérie "The Family: Democracia Ameaçada", que pode ser vista na Netflix, mostra questões que te farão pensar em uma …