7 filmes dos anos 80 que marcaram toda uma geração

Viaje no tempo até os anos 80 e mergulhe na magia do cinema com esses filmes que se tornaram verdadeiros marcos históricos

Os anos 80 foram uma década icônica para o cinema, repleta de filmes que se tornaram verdadeiros marcos históricos. Essas obras cinematográficas transcenderam o tempo e continuam a ser referências até os dias de hoje.

Esses sete filmes dos anos 80 deixaram uma marca indelével na história do cinema, cada um com sua própria contribuição para a cultura popular e uma legião de fãs apaixonados até hoje. Eles continuam a inspirar e encantar novas gerações, reafirmando sua relevância e status de clássicos atemporais.

7 filmes dos anos 80 que marcaram toda uma geração
Créditos: Reprodução/Universal Studios
7 filmes dos anos 80 que marcaram toda uma geração

7 filmes dos anos 80 que deixaram uma marca na história do cinema

  • “Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca” (1980)

Considerado por muitos como o melhor filme da saga “Star Wars”, esse episódio trouxe a revelação impactante da relação entre Darth Vader e Luke Skywalker, além de cenas memoráveis e uma trama repleta de reviravoltas.

  • “E.T. – O Extraterrestre” (1982)

Dirigido por Steven Spielberg, esse filme emocionante cativou o público com a história de amizade entre um garoto e um adorável alienígena. Com efeitos especiais inovadores para a época, o filme conquistou corações e se tornou um clássico instantâneo.

  • “De Volta para o Futuro” (1985)

Essa aventura de ficção científica dirigida por Robert Zemeckis tornou-se um fenômeno cultural. Com a ajuda do icônico DeLorean, o protagonista Marty McFly viaja no tempo e embarca em uma jornada divertida e cheia de reviravoltas.

  • “Os Caça-Fantasmas” (1984)

Essa comédia sobrenatural conquistou o público com seu humor único e personagens carismáticos. Sigourney Weaver, Bill Murray e Dan Aykroyd protagonizaram esse filme que mistura ação e fantasia, tornando-se um clássico instantâneo.

“Blade Runner: O Caçador de Androides” (1982)

Dirigido por Ridley Scott e estrelado por Harrison Ford, esse filme de ficção científica distópico se tornou um marco do gênero. Com sua atmosfera sombria e visual futurista, o filme questiona a natureza da humanidade em um mundo dominado por androides.

“Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida” (1981)

Esse filme de aventura dirigido por Steven Spielberg apresentou ao mundo o carismático arqueólogo Indiana Jones, interpretado por Harrison Ford. Com cenas de ação eletrizantes e um enredo envolvente, o filme cativou o público e deu início a uma popular franquia.

  • “O Clube dos Cinco” (1985)

Dirigido por John Hughes, esse filme se tornou um ícone da cultura adolescente dos anos 80. Retratando um dia na vida de cinco estudantes de personalidades distintas, o filme aborda temas como identidade, pressão social e as dificuldades da adolescência.