CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

8 formas práticas de não ser babaca nas redes sociais

Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela

Por: Superela

Acho que é bem impossível manter uma vida em sociedade longe das redes sociais hoje em dia. Mesmo que seja puramente por motivos profissionais, você precisa estar nas redes para se conectar com o mundo, com o seu público e com as pessoas que ama. A questão, porém, é que as redes sociais estão cheias de textões e comentários que a gente preferia não ver e parece impossível não ficar cheio de raiva toda vez que aparece um comentário machista no Facebook.

Acontece que, muitas vezes, a gente é babaca nas redes sociais sem nem perceber. A gente reclama dos outros, mas compartilha links falsos, destila comentários maldosos por aí e escreve coisas sem pensar a respeito antes, comprando briga que não vale a pena… Enfim, fazendo tudo aquilo que não deixa o nosso coração em paz, colabora pro estresse do dia a dia e é totalmente desnecessário.

Se você tem dúvidas de como agir nas redes sociais, não tem problema – todo mundo ainda está aprendendo como a coisa toda pode nos ajudar a criar um mundo melhor (a gente também escorrega no Whatsapp, às vezes). Mas, no meio-tempo, é sempre bom a gente treinar o máximo que pode para não ser babaca nas redes sociais, né?

Todo Poderoso

1. Evite o spam

Quem é grande no Instagram não aguenta mais ver mensagens de ‘sgd’ (o famoso ‘sigo de volta’), ‘troco likes’ e outros links e comentários que só querem vender alguma coisa ou conseguir seguidores. Não seja essa pessoa, tá bom? Se você quer que os outros conheçam o seu canal / perfil, crie um conteúdo legal e divulgue de uma forma orgânica: isso significa que é muito mais válido você construir um público fazendo comentários construtivos e começando amizades do que fazendo spam em toda foto que aparece no seu Instagram.

2. Pense antes de escrever

Você já deve ter visto um textão machista de um antigo colega de escola e pensado: “Meu Deus, é agora que eu vou falar umas verdades para essa pessoa”, e mandou ver no teclado – só para se arrepender depois. Você percebe a briga homérica que começou nas redes sociais e terminou o dia se sentindo horrível, tanto pelas coisas que leu quanto pelas que escreveu. Antes de fazer qualquer comentário em qualquer lugar por qualquer motivo que seja, pense um minuto antes de escrever: isso vai ofender a pessoa de alguma forma? Você gostaria de ler o que escreveu, se os papéis fossem trocados? O que você vai escrever, é uma crítica construtiva ou só uma ofensa? Você tem conhecimento de causa e sabe do que está falando mesmo? Pense bem antes de escrever qualquer coisa nas redes, muitas vezes, você vai perceber que não tem porque se alterar – e se for pra responder alguma coisa, será com muito mais consciência do que você está fazendo.

3. Evite os xingamentos

Veja mais formas aqui: 8 formas práticas de não ser babaca nas redes sociais

  • Leia também:

Compartilhe:

1
Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados por conta do coronavírus
Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados por conta da pandemia de coronavírus. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 24, …
2
Coronavírus: serviços disponíveis para melhorar seus dias em casa
As TVs por assinatura e os serviços de streaming flexibilizaram seus pacotes e ampliaram a programação disponível para jovens, crianças …
3
Babu no BBB20: Precisamos falar sobre racismo
Os inúmeros episódios de racismo sofridos por Babu no BBB 20 estão dando o que falar. Segue com a gente …
4
Ronaldinho Gaúcho e a polêmica do passaporte falso no Paraguai
Dizer que Ronaldinho Gaúcho é o rei do rolê aleatório gera um total de zero novidades. Mas o bruxo resolveu …
5
Assédio de Pyong ganha destaque em paredão com Guilherme e Gizelly
Não faltou polêmica no paredão entre Guilherme, Pyong e Gizelly no Big Brother Brasil 20.Isso porque o paredão desta terça-feira, …
6
A eterna campanha para desqualificar ‘Democracia em Vertigem’
A menos de uma semana do Oscar, o documentário “Democracia em Vertigem” volta a ser alvo de ataques. Desta vez, …
7
Democracia em Vertigem é indicado ao Oscar; confira outros finalistas
Finalmente foi divulgada a lista dos finalistas ao Oscar 2020 e uma das grandes surpresas para nós brasileiros foi a …
8
Davi (ex-Banda Uó) indica seus lugares favoritos em SP
Qual a relação entre uma batalha de vogue e o bairro oriental da Liberdade? Na cidade de São Paulo vivida …