A Fazenda: Cartolouco opina sobre corpo de Jojo Todynho e gera revolta

OPINIÃO: Pouco importa se ele defendeu que ela faça bariátrica ou não, como tentou justificar os administradores do perfil do youtuber

Ouça este conteúdo

Nesta quinta-feira, 10, surgiu uma polêmica no reality rural da Record TV, A Fazenda, envolvendo Jojo Todynho e Lucas Strabko, mais conhecido como ‘Cartolouco‘. Primeiro, circulou no Twitter um vídeo – que chegou a ser compartilhado na imprensa – em que o youtuber teria sugerido uma bariátrica para a cantora, já que ela é gorda. Logo depois, o perfil oficial do peão pediu o ‘VAR’ e justificou que na verdade ele disse que a funkeira não deveria fazer o procedimento por considerá-lo ‘perigoso’.

cartolouco jojo todynho
Crédito: Reprodução/InstagramA Fazenda: Cartolouco opina sobre corpo de Jojo Todynho e gera revolta

É verdade que Cartolouco, de fato, não indicou à Jojo Todynho que fizesse uma cirurgia bariátrica – ainda bem né, afinal de contas nem médico ele é. Vejamos o diálogo do youtuber com o jornalista esportivo Juliano Ceglia, no qual a cantora não estava presente:

“Tem uns corpos muito bonitos aqui, cara, umas meninas muito bem-cuidadas”, disse Cartolouco. “É, e gente boa, né?”, reforçou Ceglia. “Aqui sobre a Jojo… Eu não acho que ela deveria fazer uma bariátrica. Não é perigosasso?, perguntou para o jornalista. “Ah, não sei, cara. Tá pesado ali, tem que avaliar a situação”, respondeu Juliano.

“Naturalmente, não dá [para perder peso]?”, questionou Cartolouco. “Naturalmente dá”, afirmou Ceglia. “Tem que tomar uns remedinhos né, para ajudar o metabolismo a andar. Mas aí o médico tem que pedir um monte de exame primeiro. Primeira coisa é ver qual que é a situação. Avaliou a situação, aí depois vê o que fazer. Não tem regra, esteticamente não dá para saber”, completou.

Logo depois, Cartolouco, Juliano Caglia e outros dois peões seguiram conversando sobre o corpo de Jojo Todynho e o que ela deve fazer para perder peso.

Veja o vídeo:

Após Cartolouco ser questionado por telespectadores e acusado de gordofobia contra Jojo Todynho na web, o perfil do youtuber no Instagram “pediu um VAR” da situação para demonstrar que ele não defendeu que a cantora fizesse uma bariátrica.

“Hoje, tomamos um susto ao ver nosso nome envolvido em polêmica”, começa a publicação. “Mas, porém, todavia, entretanto afirmamos que não foi isso que rolou! Confiram com a gente no VAR:”, diz a mensagem publicada no Instagram. ”

“‘Eu NÃO acho que ela deveria fazer uma bariátrica. Não é perigosasso?’. É bem claro de ouvir vai? Tudo foi falado com o maior respeito e cuidado, sem qualquer tom de preconceito ou discriminação, sempre com preocupação, e com a curiosidade que vocês já sabem que Lucas tem”, dizem os administradores do perfil do ex-jornalista da Globo.

View this post on Instagram

CHAMEM O VAR Hoje, tomamos um susto ao ver nosso nome envolvido em polêmica. O Hugo Gloss levantou a polêmica no twitter (e agora a publicação já foi apagada!) e afirmou que o nosso peão sugeriu uma bariátrica à outra participante. Mas, porém, todavia, entretanto afirmamos que não foi isso que rolou! Confiram com a gente no #VAR: "Eu NÃO acho que ela deveria fazer uma bariátrica. Não é perigosasso?". É bem claro de ouvir vai? Tudo foi falado com o maior respeito e cuidado, sem qualquer tom de preconceito ou discriminação, sempre com preocupação, e com a curiosidade que vocês já sabem que Lucas tem. Cuidem dos bichinhos e usem cotonete! @choquei @gossipdodia @rainhamatos @portaldosartistasoficial @jafofoqueii @fuxicano @televisaobrasileira amamos vocês. ;)

A post shared by Lucas Strabko (Cartolouco) (@cartolouco) on

A questão é bastante simples. Jojo não está na conversa, não pediu a opinião deles. Pouco importa se Cartolouco defendeu que ela faça bariátrica ou não. Se tivesse defendido, só seria pior.

Para ele, a funkeira deve emagrecer, mesmo ele não sendo médico, mesmo ele não sendo amigo, muito menos parente dela. E mesmo que fosse, não teria esse direito, mas aí pelo menos, daria pra considerar que há nele alguma preocupação real com a cantora.

Os administradores do perfil de Cartolouco não ajudaram em nada com o post pedindo o “VAR”. Respeito e cuidado é não opinar sobre o corpo de alguém, especialmente quando não foi questionado. Ninguém acharia legal duas pessoas recém conhecidas debatendo se uma mulher deve colocar silicone, se um homem deve malhar mais ou menos.

Quando o assunto é um corpo gordo, muita gente faz esse tipo de avaliação sob o mantra: “Estou pensando na sua saúde”. Não, não está. Ninguém está,  Cartolouco não estava. Tanto que o assunto segundos antes dele opinar sobre o corpo de Jojo Todynho não era sobre saúde, era sobre estética.

Essa conversa entre os peões, apenas mostra o quanto perpetua na sociedade,ainda, o discurso que oprime e trata o corpo da mulher como público e que todo mundo pode opinar, ainda mais se esse corpo feminino for gordo.

Se Jojo Todynho deve ou não fazer uma bariátrica, emagrecer ou o que for, cabe somente a ela e com quem ela queira conversar sobre.

No Twitter, diversos internautas criticaram a atitude de Cartolouco e defenderam Jojo Todynho; Confira: