Últimas notícias:

Loading...

Aluna é suspensa de escola por causa de sua blusa

Por: Redação

É cada vez mais comum que jovens contestem o código de vestimenta de suas escolas, apontando que muitas regras são bem sexistas. A questão é que ao fazerem isso, alunas e alunos podem receber punições bem severas das suas instituições; como foi o caso de uma estudante do ensino médio na Carolina do Norte, Estados Unidos.

O caso aconteceu no colégio Hickory Ridge High School, segundo a WCNC. O site reporta que uma aluna se recusou a se cobrir com um casaco após o diretor da escola dizer a ela que sua blusa violava o código de vestimenta.

Summer foi suspensa por usar esta blusa na escola

A nota de suspensão diz que a estudante, que se chama Summer, respondeu que “estava tudo bem” com sua roupa; mas, depois, acabou pegando um casaco emprestado para se cobrir. Mesmo assim, a escola pediu para que ela trocasse de roupa; contra o que ela protestou. “Eu entendo completamente por que um código de vestimenta é aplicado, mas eu sinto que depois de eu ter posto da jaqueta, isso deveria ter sido resolvido”.

Pediram para que a jovem fosse à direção, mas ela permaneceu sentada, pedindo para falar com a sua mãe primeiro (algo que já havia sido combinado com a escola há um tempo; uma vez que Summer e o diretor já estavam em tensão há anos, a mãe da garota pediu para sempre ser contatada antes de tomarem alguma atitude em relação ao comportamento da filha).

Sem conseguirem contatar a mãe, a situação só se agravou. Chegou a ponto do diretor ameaçar que ela seria presa. “Fiquei sentada como vários outras pessoas-modelos que permaneceram sentadas em seus lugares”, disse Summer à WCNC. Ela diz que antes de ser algemada, sua mãe entrou em contato com a escola. A aluna acabou sendo suspensa por 10 dias e será impedida de participar de outras atividades, como a sua própria graduação. O diretor ainda está considerando expulsá-la; a jovem agora teme perder a bolsa que conseguiu para estudar em uma universidade.

“Nós temos traficantes e abusadores sexuais subindo no palco (da formatura), e aí uma aluna com notas altas que mostrou os seus ombros não pode”, lamentou Summer.

Neste ano, uma escola pernambucana causou polêmica ao divulgar uma circular entre os pais pedindo que as mães usassem roupas “menos curtas, menos decotadas, menos extravagantes” ao buscar os alunos (relembre o caso aqui). Em 2015, outra estudante americana foi mandada para casa por causa da sua roupa.

Compartilhe:

Tags: #Machismo