Ana Maria Braga revela 3º câncer ao vivo no ‘Mais Você’

Apresentadora iniciou novo tratamento e mandou recado ao público: 'Quero contar com as orações de vocês'

Por: Redação

Ana Maria Braga encerrou o ‘Mais Você’, da Globo, desta segunda-feira, 27, dando uma notícia preocupante aos fãs. A apresentadora contou que foi diagnosticada com um câncer de pulmão agressivo e iniciou tratamento de quimioterapia com imunoterapia na última sexta-feira, 24.

ana maria braga
Crédito: Reprodução/GloboAna Maria Braga anunciou que está com câncer novamente no Mais Você

Emocionada, a veterana de 70 anos de idade começou elogiando a produção da emissora, que a sempre apoiou e deu espaço para que ela abrisse o jogo com o público.

“Há 20 anos aqui na Globo, eu quero dividir com aquelas pessoas que me fazem estar aqui, que são vocês, aí do outro lado [da TV], e é uma informação importante. Eu tive dois cânceres pequenos no passado. Agora, infelizmente, eu fui diagnosticada com outro câncer de pulmão, semelhante aos outros, mas que é mais agressivo e não é passível de cirurgia nem radioterapia”, declarou.

Ana Maria ainda disse que o tratamento pelo qual vai passar agora não faz cair o cabelo, mas avisou que o desgaste da quimio poderá deixa-la ausente da atração matinal. “Todo mundo que faz quimioterapia sabe que o organismo fica cansado e eu comecei o primeiro ciclo no dia 24. Eu não sabia se eu ia conseguir chegar aqui hoje”, completou.

Por fim, a apresentadora está otimista: “Eu não tenho dúvida nenhuma que eu vou ganhar essa briga. Mas eu queria contar com vocês aí do outro lado, com o carinho de vocês e orações”.

Ana Maria aproveitou para informar que tirará férias de três semanas, que já estavam marcadas antes de receber o diagnóstico, e que espera poder voltar a apresentar o programa após este período. “Eu vou fazer mais algumas aplicações de imunoterapia e já tenho férias marcadas para 7 de fevereiro. Voltamos depois do Carnaval… Até lá, espero estar aqui com vocês, até 7 de fevereiro”. Louro José completou reafirmando a frase da artista: “Lógico que vai!”. “Eu tenho muita fé. É claro que se eu estiver estraçalhada, eu não vou vir, mas vocês vão saber”, finalizou.

A Globo divulgou o comunicado na íntegra no Twitter, e o assunto já está em 1º nos Trendign Topics do microblog:

O que causa o câncer de pulmão?

O principal fator é o tabagismo – cerca de 80% das mortes por câncer de pulmão são causadas diretamente pelo fumo. Há ainda alterações genéticas hereditárias ou adquiridas durante a vida, além de exposições ocupacionais a substâncias como o amianto.

É possível prevenir o câncer de pulmão?

Sim, mantendo o peso saudável e a dieta balanceada, fazendo atividade física, evitando bebidas alcoólicas e não fumando.

Pessoas com caso de câncer de pulmão da família têm risco maior de desenvolver a doença?

O risco pode ser ligeiramente maior, mas ainda não está claro se isso se deve à genética ou a exposições domésticas compartilhadas (como fumo ou radônio).

Quais são os sintomas mais comuns da doença?

São tosse, dor no peito, rouquidão, perda de apetite, falta de ar, fadiga, tosse com expectoração mucosa, tosse com expectoração com sangue e infecções.

Câncer de pulmão tem cura?

Sim, especialmente se diagnosticado em estágio inicial.

O Instituto Oncoguia oferece orientações personalizadas gratuitamente sobre direitos, qualidade de vida e tratamentos contra o câncer. Basta entrar em contato com a organização pelo site ou pelo 0800-773-1666.