Aniversário de São Paulo: 5 filmes ambientados na capital para assistir hoje
São Paulo comemora 470 anos nesta quinta-feira, 25; veja alguns filmes que têm a capital paulista como cenário e aproveite para ver neste feriado
A cidade de São Paulo comemora nesta quinta-feira, 25 de janeiro, seus 470 anos. E para celebrar a data, a capital terá uma extensa programação cultural, que inclui shows, exposições e até o tradicional bolo de aniversário.
Porém, para aqueles que preferem aproveitar o feriado municipal em casa, a Catraca Livre separou alguns filmes que foram gravados nas ruas da capital paulista – ou que retratam a essência da cidade – e que vale a pena assistir.
Os longas nacionais estão disponíveis em plataformas digitais e contam diferentes histórias, mas com uma característica em comum: todas são ambientadas na maior metrópole da América Latina, que tem cerca de 12,4 milhões de habitantes. Veja a lista a seguir e aproveite para maratonar!
- ‘Ainda Estou Aqui’: saiba onde ver o filme em São Paulo pagando mais barato
- ‘Ainda Estou Aqui’: Fernanda Torres brilha em drama histórico; veja 7 pontos fundamentais do filme
- Opções de lazer para o Dia das Crianças em São Paulo incluem atrações gratuitas em shoppings e ao ar livre, além de roteiro gastronômico
- Filme sobre Silvio Santos com Rodrigo Faro sairá em breve nos cinemas
1) “Era o Hotel Cambridge” (2016)
Direção: Eliane Caffé
Elenco: Carmen Silva (II), Isam Ahmad Issa, José Dumont
Na trama, refugiados e pessoas sem-tetos dividem uma ocupação no centro de São Paulo, o antigo Hotel Cambridge.
Além da tensão diária causada pelas ameaças de despejo, os novos moradores do edifício abandonado têm que aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntas a vida nas ruas.
Onde assistir? SPCine Play – Plataforma gratuita
2) “Salve Geral” (2009)
Direção: Sérgio Rezende
Elenco: Andréa Beltrão, Denise Weinberg, Lee Taylor
Baseado nos ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital) que ocorreram em São Paulo, em 2006, o filme conta a história de Lúcia, uma viúva de classe média que sonha em tirar seu filho da cadeia.
Em uma de suas visitas à penitenciária, ela conhece Ruiva, advogada do líder de um Comando. Sua vida jamais será a mesma depois desse encontro a situação só piora quando a facção criminosa passa por um conflito interno e o governo decide intervir.
Onde assistir? YouTube
3) “Depois do Universo” (2022)
Direção: Diego Freitas
Elenco: Giulia Be, Henry Zaga, João Miguel
O filme de drama e romance foi gravado em diferentes lugares de São Paulo, como na Estação da Luz, na Orquestra Sinfônica, no Theatro Municipal de São Paulo, no Palácio dos Campos Elíseos, Igreja Divino Espírito Santo e outros cartões postais da capital.
A trama conta a história de Nina, uma pianista que enfrenta o lúpus e aguarda um transplante de rim. A rotina da jovem se transforma quando ela conhece seu médico, Gabriel, e ganha coragem para realizar seu sonho de tocar na Orquestra Sinfônica de São Paulo.
Onde assistir? Netflix
4) “De onde eu te vejo” (2016)
Direção: Luiz Villaça
Elenco: Denise Fraga, Domingos Montagner, Marisa Orth
“De onde eu te vejo” explora a arquitetura de São Paulo, sendo que uma parte do filme se passa no edifício Louveira, em Higienópolis, onde vive Ana Lúcia, uma das protagonistas do filme.
Após 20 anos de casamento, ela e seu marido, Fábio, decidem se separar e ele se muda para o prédio vizinho. Agora, os dois precisam aprender a viver uma nova realidade e reinventar o amor.
Onde assistir? Apple TV+ e YouTube por aluguel
5) “2 Coelhos” (2012)
Direção: Afonso Poyart
Elenco: Fernando Alves Pinto, Caco Ciocler, Alessandra Negrini
O filme de ação também se passa em São Paulo, retratando o lado bom e o lado ruim da cidade. Muitos lugares familiares aparecem nas cenas, como o Edifício Copan, a Praça Roosevelt e diversas ruas da capital paulista.
Na trama, Edgar perdeu sua esposa e seu filho em um grave acidente. Agora, disposto a fazer justiça com as próprias mãos, ele executa um plano que coloca criminosos e corruptos em rota de colisão.
Onde assistir? HBO Max, Netflix, Prime Video e Telecine