Últimas notícias:

Loading...

Artista transforma camisetas em objetos de arte

Por: Biah Percinoto

De provável origem chinesa, a Xilogravura é uma técnica de gravura milenar, semelhante a um carimbo, em que o artesão utiliza a madeira como matriz para seus desenhos. Muito popular na região nordeste do Brasil – onde estão os mais renomados xilogravadores, ou xilógrafos brasileiros – em São Paulo a técnica que normalmente é aplicada em papel ganhou uma nova superfície: camisetas.

Criada pelo artista plástico D’Julia Gangary, a Xilo-Shirt é uma estamparia que busca trazer um pouco da arte e da cultura cordelista para o dia a dia das pessoas, utilizando a técnica da xilogravura em objetos cotidianos, como camisetas e ecobags. Frida Kahlo, Woody Allen e Janis Joplin figuram nas mais de 400 estampas catalogadas pelo artista, que também produz estampas exclusivas a pedidos. Cada camiseta custa cerca de R$ 50,00 e dá pra fazer infinitas combinações de cores, cortes e desenhos.

Quadros com xilogravuras e matrizes de camisetas também são comercializados pela marca e se transformam em lindos objetos de decoração. É importante ressaltar que toda madeira utilizada no entalhamento das matrizes da Xilo-Shirt é MDF – painel de fibras de madeira ecologicamente correto –  reaproveitado de feiras livres.

Confira um pouco mais de seu trabalho:

Compartilhe: