Ator da Globo, Marcos Pasquim revela distúrbio psiquiátrico

Galã disse que chegou a perder a libido por conta dos sintomas da doença

Marcos Pasquim disse que teve crises entre 2002 e 2006
Créditos: Reprodução/Instagram
Marcos Pasquim disse que teve crises entre 2002 e 2006

Marcos Pasquim revelou que desenvolveu um transtorno psiquiátrico conhecido como agorafobia. O ator, que está no ar em “O Tempo Não Para”, da Globo, disse que conviveu com a doença entre 2002 e 2006 – justamente na época em que protagonizava “Kubanacan”, maior sucesso de sua carreira.

A primeira crise, aliás, aconteceu enquanto ele gravava a minissérie “O Quinto dos Infernos”, qual era protagonista na pele de dom Pedro 1º.

“Eu estava no banho e, de repente, sem mais nem menos, meu coração disparou. Tive uma taquicardia muito forte e pensei: ‘Meu Deus, vou morrer’ […]”Tive medo de morrer e perdi até a libido”, relembrou ao “Notícias da TV”.

Outro episódio marcante para o artista foi no retorno de uma viagem de férias com a namorada aos Estados Unidos.  “Acho que as pessoas imaginaram naquele momento que eu havia me drogado, mas eu estava tendo um ataque da doença”, completou.

Embora esteja há 12 anos sem sofrer nenhum ataque, Pasquim o galã toma alguns cuidados:  “Mesmo assim, ainda evito andar de montanha-russa, por exemplo, para não ter crise”.

Marcos Pasquim era o ‘parrudo’ de “Kubanacan” (2002)
Créditos: Reprodução/TV Globo
Marcos Pasquim era o ‘parrudo’ de “Kubanacan” (2002)

A DOENÇA

O agorafobia é um distúrbio que, em geral, se desenvolve após o paciente ter pelo menos uma crise de pânico.  A doença faz com que o paciente tema situações em que acredita que vá desenvolver os sintomas do pânico. Apenas o receio desencadeia o próprio pânico em si.

Segundo o site “Minha Vida”, parceiro da Catraca Livre, a doença se manifesta por crises agudas de ansiedade sem que seja identificado o estímulo, e torna a pessoa dependente das outras para tudo, já que sente medo de sentir medo, antecipando o sofrimento.