Ator JP Rufino é vitima de comentários racistas na web e denuncia

"Falo sim e mostro sim! Sabe por quê? Para tentar conter tanto ódio e agressão! Para resgatar os valores...o respeito", disse o ator.

Por: Redação

O ator JP Rufino, de 17 anos, compartilhou em sua conta do Instagram, nesta sexta-feira, 3, prints de mensagens racistas que recebeu na na rede social. “Moleque babaca bancando a vítima”, diz a mensagem, enviada para o ator. “Vai estudar e tozar (sic) esse cabelo horrível”, completou o agressor.

ator jp rufino racistas web denuncia
Crédito: Reprodução/InstagramAtor JP Rufino é vitima de comentários racistas na web e denuncia

A mensagem ainda faz outros graves ataques “F***: índios, pretos e pobres! Racistas principalmente! (como tu [Rufino]) e a Marielle [Franco, vereadora assassinada em 2018] também!”, afirma o agressor.

O ator explicou, na publicação, porque decidiu compartilhá-la. “Falo sim e mostro sim! Sabe por quê? Para lutar por uma mudança de seres sem noção! Para tentar conter tanto ódio e agressão! Para resgatar os valores…o respeito”.

JP Rufino ficou famoso ao atuar em algumas novelas da Globo, como: ‘Além do Horizonte’ e ‘Êta Mundo Bom!’, pelas quais recebeu o troféu de Melhores do Ano do Domingão do Faustão, como ator mirim. No canal Multishow, JP participou do elenco da série ‘O Dono do Lar’, em 2018.

Racismo

Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado, mas muitas vezes não sabemos o que fazer diante de uma situação como essa, nem como denunciar, e o caso acaba passando batido.

Para começar, é preciso entender que a legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.

A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.

No Brasil, há uma diferença quando o racismo é direcionado a uma pessoa e quando é contra um grupo. Para mais informações, clique aqui.