Ator que fez cigano Igor em novela conta que sofre há 20 anos

Ricardo Macchi lida há 20 anos com as críticas à sua interpretação do cigano Igor

Bastou um papel para que Ricardo Macchi ficasse marcado para sempre. Em “Explode Coração”, de Glória Perez, exibida entre 1995 e 1996 pela Rede Globo e que volta a ser exibida agora no Canal Viva, o ator estreou na televisão interpretando o cigano Igor.

As críticas foram as piores que qualquer ator poderia imaginar. E o ator disse que até hoje sofre piadas por causa do papel. “Sofro há 20 anos com esse clichê, essa chacota. Carrego esse carma aguentando resignado. É um sofrimento muito grande”, disse ao UOL.

Ainda hoje, o ator se ressente de não lhe darem o reconhecimento pelo sucesso do personagem na época. O ator, inclusive, gosta de lembrar que, graças ao cigano, 124 mil crianças ganharam o nome de Igor no período em que a novela esteve no ar.

Macchi ainda se compara ao ator norte-americano John Travolta, que renasceu das cinzas em “Pulp Fiction” (1994), depois de anos de ostracismo. “Aconteceu o mesmo com ele, que ficou 20 anos esquecido, fora do mercado. No filme ‘Birdman’ (sic – na verdade o filme é protagonizado por Michael Keaton), o cara se tornou um ator de verdade, estudou, se dedicou. Eu também. Só que eu não tive chance. Não entrei em depressão profunda porque eu tenho minha dignidade”, revelou.

O ator, atualmente com 47 anos, lamenta ainda que já tenha estreado como protagonista e sem nenhuma preparação. “Naquela época não tinha coach. Fui colocado como protagonista sem preparação, nem diretor de ator”, explicou.

Leia matéria completa

Macchi divide cena com Tereza Seiblitz em “Explode Coração”
  • Leia mais: