Balenciaga fez anúncios de crianças com ‘ursinhos fetichistas’?

Entenda o motivo pelo qual a grife ter que se retratado nas redes sociais e deletado todas as fotos da campanha envolvendo menores de idade

A grife espanhola Balenciaga foi altamente rechaçada nas redes sociais após publicar anúncios de crianças modelos sendo fotografadas com bolsas de ursinho de pelúcia. A problemática, em si, está em como os ursinhos estavam vestidos: com pulseiras e coleiras de couro associados a fetiches e sadomasoquismo.

Balenciaga fez anúncios de crianças com ‘ursinhos fetichistas’?
Créditos: Reprodução/Instagram
Balenciaga fez anúncios de crianças com ‘ursinhos fetichistas’?

As fotos foram divulgadas como parte de uma campanha de publicidade da nova linha de produtos da marca. Mas, com todo repercussão negativa sobre o assunto, a Balenciaga resolveu retirar as imagens das redes e disse que vai “tomar medidas” em relação à campanha.

O que aconteceu?

O primeiro problema foi uma série de imagens mostrando modelos infantis posando com as mochilas de pelúcia da empresa. Esses acessórios, que foram inspirados em ursinhos de pelúcia e parecem brinquedos, estavam com coleiras de couro e outros itens associados a fetiches. Duas das fotografias mostravam crianças abraçando as mochilas.

As pessoas começaram a ir mais a fundo na pesquisa e nos detalhes, e acabaram descobrindo uma imagem de uma campanha anterior, separada, promovendo a colaboração da marca com a Adidas.

Uma das fotos exibia uma bolsa em cima de alguns documentos. Quando as pessoas aumentavam o texto, revelaram que os papéis eram de uma decisão da Suprema Corte dos EUA relacionada a imagens indecentes de menores.

Eles se tornaram virais, principalmente nos Estados Unidos, entre os usuários que se opõem ao que consideraram ser uma sexualização de crianças.

Ao tempo em que as críticas aumentavam, uma postagem com críticas da YouTuber June Nicole Lapine ganhou ainda mais força e Balenciaga apagou todas as imagens pouco tempo depois.

Depois do ocorrido, alguns canais de TV de direita dos EUA publicaram a história e acusaram a grife de “endossar a pornografia infantil”.

A acusação foi endossada pela campanha de colaboração com a Adidas, que tinha imagem de documentos sobre um julgamento de pornografia infantil na internet.

O pronunciamento

A Balenciaga publicou um pedido de desculpas a seus 14 milhões de seguidores no Instagram e falou que suas bolsas de pelúcia “não deveriam ter sido fotografadas com crianças”. A marca disse que retirou os itens de venda e deletou as imagens de todas as plataformas da web.

A Balenciaga também pediu desculpas por mostrar “documentos perturbadores” na campanha de colaboração da Adidas.

O fotógrafo Gabriele Galimberti — a pessoa responsável por tirar as fotos da campanha — também divulgou um comunicado, alegando que a ideia era imitar sua série intitulada Toy Stories, que tinha fotografias de crianças ao redor do mundo posando com suas coisas favoritas da vida. Ele falou aos seguidores que não tinha controle sobre os modelos ou produtos utilizados ​​nas fotos da Balenciaga e destacou que não eram explícitos.

A Balenciaga, por sua vez, disse que está “tomando medidas legais” contra as pessoas que contratou para produzir as imagens.