BBB 19: Tereza diz que loira de olho claro sofre racismo

Psicanalista soltou comentário após Rízia dizer que tentou suicídio por ser negra

Por: Redação

Tereza causou polêmica na casa do ‘BBB 19’, da Globo, na madrugada desta sexta-feira, 18, ao dizer que Rízia e Gabriela, participantes negras do reality show, não sabem como “mulheres loiras de olho claro passam por racismo“.

Ao ouvir a declaração da psicanalista, a designer gráfica tentou explicar que o raciocínio da sister não condizia com a história da escravidão no Brasil.

Rízia contou que tentou se matar por sofrer racismo e Tereza soltou declaração polêmica
Créditos: Reprodução/TV Globo
Rízia contou que tentou se matar por sofrer racismo e Tereza soltou declaração polêmica

“Isso não é racismo. Racismo é um sistema de opressão. Existiria racismo inverso se existissem navios ‘branqueiros’, que escravizassem as pessoas brancas por mais de 300 anos”, afirmou.

Rízia, por sua vez, complementou o argumento da percussionista: “Você, branca, não vai acontecer como rola comigo, se eu entrar numa loja de rica ser seguida por um segurança”.

Embora Tereza tenha corrigido o termo, seguiu reclamando que pessoas brancas também sofrem preconceito.

Neste momento, então, Isabella concordou e disse que já ficou magoada ao ser vista como o estereótipo da loira interesseira. “Ai gente, tantas vezes que eu ouço as pessoas dizerem que eu não vou querer sair com fulano se ele não tiver um carrão, e já acham que a gente é interesseira, ou prostituta”, desabafou.

A conversa teve início quando Rízia e Gabriela explicavam para Isabella sobre alguns conceitos de racismo. A jornalista desabafou sobre já ter chegado a pensar em suicídio em um momento difícil de sua vida pessoal: “Pensei duas vezes em tirar minha vida. Eu pedia socorro, falava para minha mãe que eu não aguentava mais. Mas eu não queria demonstrar, queria ficar só. Você tem o pensamento de tirar a própria vida duas vezes e passa por tudo isso, daí você pensa em toda força psicológica que tem e não sabia”, declarou.

Nas redes sociais, os internautas também se manifestaram a respeito da discussão. Confira algumas reações: