BBB 19: Tereza diz que loira de olho claro sofre racismo

Psicanalista soltou comentário após Rízia dizer que tentou suicídio por ser negra

Por: Redação | Comunicar erro

Tereza causou polêmica na casa do ‘BBB 19’, da Globo, na madrugada desta sexta-feira, 18, ao dizer que Rízia e Gabriela, participantes negras do reality show, não sabem como “mulheres loiras de olho claro passam por racismo“.

Ao ouvir a declaração da psicanalista, a designer gráfica tentou explicar que o raciocínio da sister não condizia com a história da escravidão no Brasil.

rízia racismo tereza
Crédito: Reprodução/TV GloboRízia contou que tentou se matar por sofrer racismo e Tereza soltou declaração polêmica

“Isso não é racismo. Racismo é um sistema de opressão. Existiria racismo inverso se existissem navios ‘branqueiros’, que escravizassem as pessoas brancas por mais de 300 anos”, afirmou.

Rízia, por sua vez, complementou o argumento da percussionista: “Você, branca, não vai acontecer como rola comigo, se eu entrar numa loja de rica ser seguida por um segurança”.

Embora Tereza tenha corrigido o termo, seguiu reclamando que pessoas brancas também sofrem preconceito.

Neste momento, então, Isabella concordou e disse que já ficou magoada ao ser vista como o estereótipo da loira interesseira. “Ai gente, tantas vezes que eu ouço as pessoas dizerem que eu não vou querer sair com fulano se ele não tiver um carrão, e já acham que a gente é interesseira, ou prostituta”, desabafou.

A conversa teve início quando Rízia e Gabriela explicavam para Isabella sobre alguns conceitos de racismo. A jornalista desabafou sobre já ter chegado a pensar em suicídio em um momento difícil de sua vida pessoal: “Pensei duas vezes em tirar minha vida. Eu pedia socorro, falava para minha mãe que eu não aguentava mais. Mas eu não queria demonstrar, queria ficar só. Você tem o pensamento de tirar a própria vida duas vezes e passa por tudo isso, daí você pensa em toda força psicológica que tem e não sabia”, declarou.

Nas redes sociais, os internautas também se manifestaram a respeito da discussão. Confira algumas reações:

Compartilhe:

1 / 8
1
02:29
Sequestro na Ponte Rio-Niterói termina após mais de três horas
Um homem armado entrou em um ônibus e manteve 37 reféns no início desta terça-feira, 20, na Ponte Rio-Niterói, via …
2
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
3
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
4
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
5
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
6
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
7
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
8
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …