BBB 22: médico explica o porquê da ‘risada de porco’ de Eliezer

A gargalhada do brother gerou estranheza e motivou inúmeros memes nas redes sociais

21/01/2022 16:00

Já nos primeiros dias da edição do BBB 22, uma das coisas que mais chamaram a atenção do público foi, sem dúvida, a risada de porco do participante Eliezer, que deu o que falar dentro da casa e também nas redes sociais.

Questionado pelos colegas da casa, que acharam que o designer estava brincando, o brother explicou que sempre gargalhou daquele jeito.

Risada de porco de Eliezer gerou uma enxurrada de memes
Risada de porco de Eliezer gerou uma enxurrada de memes - reprodução/Instagram/Eliezer

Fato é que muitas pessoas ficaram preocupadas porque em alguns momento parece que lhe falta ar. Afinal, será que é normal mesmo rir daquele jeito?

O médico Arnaldo Braga Tamiso, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, explica o porquê de algumas pessoas riem desse jeito.

“A risada com escape de ar pela garganta, como é chamado esse tipo de gargalhada, pode acontecer por diversos motivos. Entre eles a obstrução nasal por algum desvio de septo ou aumento das carnes esponjosas, flacidez ou malformações no palato mole, quando a pessoa não consegue fechar a comunicação da passagem de ar entre a garganta e o nariz”, diz o médico.

O problema é grave?

De acordo com o especialista, a “risada de porco” não é um problema grave, porém, é necessário atenção, já que existe uma ligação com distúrbios respiratórios, como ronco noturno e/ou apneia de sono, respiração oral associada à dificuldade de praticar esportes e cansaço acima do normal.

“Caso o escape de ar esteja associado a quaisquer destas dificuldades respiratórias, deve-se, sim, procurar um otorrino para avaliação.”

Tratamentos

Apesar de divertida, a risada incomum pode ser desagradável para a pessoa que sofre com o escape de ar pela garganta. Dr. Tamiso ressalta que existem tratamentos e até cirurgias para resolver o problema.

Conforme o especialista, apenas por meio de exames específicos é possível chegar à real causa da recirculação de ar. Caso seja um problema anatômico, como desvios de septo e palato curto, os procedimentos cirúrgicos podem ser indicados.

“A fonoterapia, em conjunto, feita através de exercícios de fortificação da musculatura, possui ótimos resultados, capazes de acabar com os constrangimentos causados pelas ‘risadas de porquinho’”, finaliza o médico.

Acompanhe todas as notícias do BBB 22 na nossa página especial.