Últimas notícias:

Loading...

BBB 22: Rodrigo usa termo transfóbico e é repreendido por colegas

Brother foi corrigido pelos outros participantes que ouviam a conversa

Por: Redação

Na madrugada desta sexta-feira, 21, quando se preparava para dormir, o participante Rodrigo, do BBB 22, utilizou um termo pejorativo ao lembrar de uma história contada pelo brother Eliezer.  Ele falou “traveco” para se referir a uma travesti.

“Eli, estou tentando dormir, mas estou lembrando do pint* do traveco que você ficou com medo lá, irmão”, disse o brother.

A fala dele foi interrompida por outros participantes que ouviam a conversa. “Taveco não”, corrigiu Vyni. E Maria completou: “É, isso aí já não é uma coisa legal que você está falando”.

Rodrigo, então, pediu desculpas e disse que não sabia que era ofensivo usar o termo.

Mais tarde, ele demonstrou preocupação em ser cancelado pelo público por conta do comentário e disse: “Deve ser doído”.

rodrigo bbb
Crédito: Reprodução/TV GloboRodrigo do BBB 22 usa termo transfóbico e é repreendido

Transfobia se combate com informação!

O termo “traveco” é utilizado para se referir a travestis de forma pejorativa, atribuindo qualidade negativas e só contribui para aumentar a discriminação contra essas pessoas.

Travesti é uma identidade de gênero. O termo está dentro da terminologia transgênero, e por isso representa pessoas que não estão em conformidade com o gênero imposto no nascimento.

Ao contrário do que muitos pensam, o termo “travesti” não ofende, nem é pejorativo, pelo contrário. O que acontece é que a palavra é vista de forma preconceituosa pela sociedade, porque por longos anos foi utilizada como xingamento transfóbico.

Porém, hoje, isso não se aplica mais. O termo “travesti” passou a ser usado para empoderamento e resistência da comunidade.

Quer entender mais sobre os termos para respeitar a identidade trans? Então, dê uma olhada no link abaixo:

Acompanhe todas as notícias do BBB 22 na nossa página especial.