BBB20: Babu faz emocionante discurso antirracista, após chegar no 8º paredão
O ator terminou dentro do 8º paredão depois de ser votado por Rafa e Thelma
Babu Santana fez um emocionante discurso antirracista, após chegar no 8º paradão, no Big Brother Brasil 20 (BBB20), na noite deste domingo, 12. A formação da berlinda aconteceu depois de Manu Gavassi vencer a 14ª prova do líder e indicar Mari Gonzalez.
Antes de iniciar a votação da casa, o apresentador do reality da TV Globo, Tiago Leifert explicou ao público como funcionaria a dinâmica.”Paredão triplo, com votação aberta, vai funcionar assim: quando consagrar o novo líder, vamos dividir, VIP e xepa. A indicação vai ter que ser entre os grupos VIP e xepa”. Manu escolheu Thelma, Rafa e Babu para o VIP. Na xepa, consequentemente, ficaram Gizelly, Mari e Ivy.
Na xepa, Ivy e Mari votaram em Gizelly. Mari já estava no paredão e não era opção de voto. No Vip, Rafa votou no Babu, depois foi a vez de Thelma, a médica também escolheu Babu. Neste momento, Babu já estava no paredão, mas Tiago Leifert quis ouvir o voto e a justificativa do ator.
- BBB 23: Equipe de Sarah Aline expõe comentários racistas
- ‘O Brasil está vendo’, diz Key após acusar MC Guimê de jogo sujo no BBB 23
- BBB 23: Alface vence prova do anjo, coloca líder no paredão e web não perdoa
- BBB 23: Irmã de Key critica Bruna Griphao e aponta racismo no reality
Antes de indicar Babu, Thelma tentou justificar e afirmou: “Eu sempre protegi o babu aqui dentro desse jogo. Agente teve uma conversa sobre o momento que um ia ter que votar no outro. Mas ele em alguns momentos do jogo não esteve 100% com meu raciocínio e a Rafa sempre esteve com a mesma intuição e o mesmo raciocínio. Então, assim, de coração dilacerado, hoje eu vou ter que votar no Babu”.
Ao ser questionado pelo apresentador em quem votaria, Babu fez um emocionante discurso antirracista: “Olha Tiago, uma vez no raio x eu falei que esse era o BBB das bandeiras e eu defendo uma muito forte e eu cheguei a brigar com o Prior por causa disso. Então, mantendo a minha coerência e a minha luta de sempre, eu vou votar na Rafa, porque eu já falei: ‘Na Thelminha, eu não voto'”.
Veja as justificativas de voto de Thelma e Babu:
Thelma não priorizou a luta contra a discriminação racial na hora do seu voto. Priorizou sua luta feminista, mesmo que a principal questão discutida pelo público do programa, atualmente, ser o racismo. Mas isso, ela não tem como saber.
Fato é que ao não dar prioridade a luta antirracista dentro do BBB20, a médica frustrou a expectativa de muitos telespectadores. “A Thelma colocando o Babu no quarto paredão consecutivo”, disse um internauta.
https://twitter.com/kdoggy__/status/1249534648167866375?s=20
Thelma também foi acolhida por diversos outros que apontaram que Babu, se em algum momento precisasse votar em Thelma para proteger seu amigo branco no BBB20, Felipe Prior, o ator votaria. Isso nunca saberemos ao certo, porque o arquiteto já foi eliminado.
Thelma não construiu bem sua justificativa. Ao dizer que nem sempre Babu concordou com ela sempre, ao longo do programa, diferente da Rafa, a médica deu um tom de crítica ao ator, não precisava. É fato que a união dele com Prior, Lucas e Hadson, não foi exatamente por convergência de ideias, e sim por ser excluído do grupão por apresentar posicionamentos distintos em determinadas questões. Na fundamental, sobre o plano machista dos brothers, Babu, junto com Pyong e Daniel, foram os únicos homens da casa que apoiaram as sisters. Babu, preto, foi segregado.
https://twitter.com/spartakusvlog/status/1249557435624415232?s=20
Como denunciar racismo
Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado, mas muitas vezes não sabemos o que fazer diante de uma situação como essa, nem como denunciar, e o caso acaba passando batido.
Para começar, é preciso entender que a legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.
A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.
No Brasil, há uma diferença quando o racismo é direcionado a uma pessoa e quando é contra um grupo. Confira aqui a diferença e saiba quando se deve denunciar uma atitude racista.
Acompanhe a página especial do BBB20 na Catraca Livre e fique por dentro de tudo que rola na casa mais vigiada do Brasil!