BBB20: Rafa passa por cirurgia na boca às pressas dentro do programa

Segundo contou a sister, ela passou por um abscesso dentário e um tratamento de canal

Por: Redação

A digital influencer que participa do Big Brother Brasil 20 (BBB20), Rafa Kalimann, revelou aos brothers que precisou fazer uma cirurgia na boca às pressas devido a uma dor no dente. Segundo contou a sister, ela passou por um abscesso dentário e um tratamento de canal, na manhã desta segunda-feira, 2, de hoje dentro do próprio confinamento.

bbb20 rafa cirurgia boca
Crédito: Reprodução/TVGloboBBB20: Rafa passa por cirurgia na boca às pressas dentro do programa

“Ela foi chamada para o confessionário e não saía. Aí pensei ‘essa menina vai ser eliminada'”, disse Manu, rindo.

“Mas o cara fez o procedimento?”, perguntou Felipe Prior para a colega de confinamento, que respondeu: “Deu anestesia e tudo. Estou com a boca toda anestesiada”.

Rafa disse ter sentido vergonha. “Eu fiquei com tanta vergonha…Pensando ‘estou dando trabalho’. Eu falei se não dava para fazer lá fora e eles disseram que não”, afirmou a influenciadora digital.

Prior perguntou o que ela tinha e rafa explicou: “Deu um abscesso embaixo e um canal em cima”. O brother ainda ficou curioso em como o procedimento foi realizado dentro da casa mais vigiada do Brasil, e perguntou: “Ele trouxe motorzinho, tudo?”. A mineira respondeu: “Sim. Eles me viram chorando de dor na cama. Não tinha lado para dormir”.

Saiba quando o problema do dente está na raiz

“Vai precisar fazer canal.” Ouvir essas palavras do dentista faz muitos pacientes tremerem. Mas, afinal, o que isso significa? “Nesse tratamento, é preciso retirar a polpa dentária – a parte viva do dente que fica dentro da raiz e contém toda vascularização que liga o dente ao resto do corpo”, explica a dra. Juliana Ricci, especialista em endodontia do Instituto Bibancos de Odontologia.

9 Coisas que os dentistas querem que você saiba

Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta, ela precisa ser removida complementa. “Isso geralmente acontece quando a cárie atinge profundamente o dente ou quando ele sofreu um trauma”, diz a dra. Juliana. Quase sempre os sintomas são sensibilidade a temperaturas quentes e frias ou uma dorzinha pulsante e ininterrupta.

Mas tratar canal não necessariamente é sinônimo de sentir dor. “Na verdade, é um procedimento indolor, e as dores são exceção”, pontua. “Quando o dentista é especialista em endodontia, ele promove um tratamento mais rápido e eficaz por ter experiência e treinamento específicos para usar todo o material e toda a tecnologia desenvolvidas para o procedimento ser bem tolerável”, garante.

Com um instrumento endodôntico, o dentista vai fazer uma espécie de “faxina” na cavidade da raiz do dente. Por fim, esse espaço oco, remodelado, é preenchido com guta-percha, uma borracha termoplástica que, ao ser aquecida, se plastifica, moldando-se às paredes do canal, para não sobrar nenhum espaço para os micro-organismos habitarem. Na última etapa, o dente é restaurado.

Acompanhe a página especial do BBB20 na Catraca Livre e fique por dentro de tudo que rola na casa mais vigiada do Brasil!