Blogueiro americano que criou coleção da Cuca pode ser processado

Cuca virou meme internacional e ganhou uma coleção de camisas que violam o uso de direito de imagem da personagem

Depois de virar meme internacional, a famosa personagem infantil Cuca, da série “Sítio do Pica Pau Amarelo”, agora está envolvido em uma polêmica, dessa vez por causa dos direitos de sua imagem.

Um famoso blogueiro de fofocas norte-americano decidiu criar uma série de roupas com a imagem da Cuca. A família de Monteiro Lobato (1882-1948) e a Rede Globo, donos dos direitos da personagem, no entanto, não gostaram nada e ameaçam processar Perez Hilton.

A coleção de camisetas com a estampa de Cuca foi lançada nesta quarta-feira, 21, e caiu nas redes sociais e já vem gerando polêmica, tanto entre os internautas brasileiros quanto com o empresário que cuida do legado do escritor.

“Não pode, tem que pedir autorização”, informou Álvaro Gomes ao UOL. “Quando as pessoas pedem, eu dou até de graça quando vejo que é beneficente ou cultural. Mas uma pessoa ganhar dinheiro às custas da obra do Monteiro Lobato não concordamos. Espertinho tem em qualquer lugar”, disse.

“O empresário explica que deverá repassar o uso indevido de Cuca para a Globo, que também poderá acionar a Justiça: “Vou pedir para a Globo entrar com uma ação contra essa pessoa. Se a Globo demorar, aciono um escritório em Los Angeles”, adiantou.

A Globo informou ao site que “não licenciou o direito de uso da personagem para comercialização das camisetas e está analisando as medidas cabíveis”.

Leia matéria completa

  • Leia mais: