Últimas notícias:

Loading...

‘Branquitude’: Relação entre Lumena e Carla Diaz é discutida no ‘Mais Você’

"Eu não consigo me ausentar de processos que fazem parte da minha vida", argumenta

Por: Redação
Ouça este conteúdo

No “Mais Você” desta quarta-feira, 3, Ana Maria Braga recebeu a ex-participante do “BBB 21”, Lumena Aleluia. Durante a conversa, as duas falaram sobre a passagem da psicóloga no jogo e também como ela está se sentindo no mundo fora da casa. Dentre os assuntos discutidos estava “branquitude”, termo levantado pela DJ ainda no jogo quando teve atritos com Carla Diaz.

'Branquitude': Relação entre Lumena e Carla Diaz é discutida no 'Mais Você'
Crédito: Reprodução/TV Globo‘Branquitude’: Relação entre Lumena e Carla Diaz é discutida no ‘Mais Você’

A especialista em pesquisa na área de Raça e Etnia, Luana Genot, foi convidada pelo programa para explicar o termo “branquitude”, utilizado por Lumena para falar sobre sua relação com Carla Diaz.

“Branquitude é o branco no centro. O positivo, o belo. É importante que a gente tenha consciência de que a cor ainda importa no Brasil. Que o branco tem mais oportunidades. A gente precisa batalhar para acabar com isso”, explicou Luana Genot.

Lumena, na sequência, comentou sobre sua visão sobre o tema no “BBB 21”: “O BBB é um micro laboratório social, nós vamos com tudo que nossa história reverbera. Obrigada por esse espaço, para contribuir um pouco com o meu sentimento. Lá, transcende o debate estrutural. A gente analisa a sociedade, os processos de desigualdade, de opressão. Eu não consigo me ausentar de processos que fazem parte da minha vida.”.

“Eu sou uma menina negra que cresceu com pouquíssimas representatividades. Eu amo o entretenimento brasileiro e eu não tenho muitas referências. O entretenimento brasileiro tem mulheres parecidas com a Carla.”, continuou explicando o seu lado da história.

Lumena ainda pontuou que suas questões com Carla eram muitas para que não desse certo: “A gente começa a ver como cada um se molda para ir em busca do prêmio. Não é sobre a mulher que reproduz o racismo. Os comportamentos que ela tem são resultantes da maneira como ela se posiciona na sociedade.”.

A DJ afirmou que não foi possível sentir sinceridade neste relacionamento com Carla Diaz dentro do reality. “Interlocuções sinceras que eu consegui fazer com a Viih, Sarah, Juliette. Com a Carla, eu não consegui ter o mesmo sentimento: de sinceridade. Foi o que foi possível fazer lá dentro”, disse.

Assista ao trecho da entrevista

Acompanhe a página especial do BBB 21 na Catraca Livre e fique por dentro de tudo que rola na casa mais vigiada do Brasil!

Compartilhe:

Tags: #BBB