Brasileira transforma peças antigas ou descartadas em roupas novas

Foi com o princípio de explorar as possibilidades de peças antigas ao em vez de comprar uma nova que a estilista brasileira Gabriela Mazepa começou, em 2007, vários projetos para que, hoje, a loja virtual PanoPraManga e a marca Gabriela Mazepa fossem consolidadas.

Logo depois de se formar em uma escola de arte na França, a estilista começou a se engajar em várias propostas. A primeira já era o embrião do PanoPraManga: contar a história de pessoas anônimas por meio de uma peça de roupa antiga que seriam estilizadas em outra totalmente utilizável.

A partir daí, Gabriela nunca mais parou. A paranaense começou um projeto que leva seu nome e sobrenome em que o objetivo é utilizar tecidos descartados na fabricação de figurinos de grandes grifes em peças novas e proveitosas.

“Portanto hoje, levo em paralelo esses dois projetos, o PanoPraManga, que faz a transformação de roupas antigas, e o Gabriela Mazepa, onde faço peças únicas (ou pequenas edições) utilizando tecidos novos descartados pelas fábricas”, explica.

Para customizar as peças de roupas antigas, o cliente tem duas opções. A primeira é participar de uma oficina que ocorre mensalmente – no Rio de Janeiro ou em outras cidades brasileiras- oferecida por Gabriela e mais quatro funcionários. Nos eventos, os interessados pagam cerca de R$ 70 e aprendem a cortar e custar suas próprias peças.

A outra opção funciona sob encomenda. O usuário pode levar pessoalmente a roupa à sede da loja ou enviá-las via correios. O orçamento das peças, assim como os preços da marca Gabriela Mazepa, variam de acordo com a complexidade da transformação.

Confira o vídeo de como funcionam as oficinas:

Compartilhe:

1 / 8
1
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
2
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
3
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
4
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
5
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
6
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
7
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …
8
07:44
Saiba tudo sobre os métodos anticoncepcionais
Prevenção é essencial quando o assunto é relação sexual. Hoje, há outros modos de prevenção que vão além da pílula e …