Chef Henrique Fogaça pede desculpa e retira do ar postagem

Por: Fernanda Miranda

O chef Henrique Fogaça, um dos jurados do programa Masterchef Brasil e dono do restaurante Sal Gastronomia, está envolvido em mais uma polêmica nas redes sociais. Em entrevista ao Catraca Livre nesta quarta-feira, ele disse estar arrependido, pede desculpas e informou ter retirado a foto do ar. “Não reflete o que penso do papel das mulheres na sociedade”, afirmou. “Fica como lição dos erros que cometemos na pressa das redes sociais”.

No último domingo (4), o chef publicou uma imagem no Facebook em que ele aparecia observando cinco mulheres saradas com vestidos colados ao corpo. “Bom dia… foram abertas as vagas de garçonete ou auxiliar de cozinha para trampo aqui no @salgastronomia”, escreveu. Veja:

Imagem postada, domingo (4), no perfil do Facebook do chefe Henrique Fogaça. Já na segunda-feira (5) a foto foi deletada

Logo após a publicação, internautas começaram a escrever mensagens de repúdio à publicação. “Colocar o valor de uma mulher em seu corpo é, sim, sexista, machista e vergonhoso. Justificar isso como “bom humor”, só torna mais clara e explícita a tremenda objetificação de todas nós”, disse uma usuária.

Na segunda-feira (5), após receber inúmeras críticas, Fogaça decidiu deletar o conteúdo.

Em agosto, o renomado chef já havia criado polêmica após publicar em sua conta no Facebook uma foto em que apontava uma arma para os funcionários na cozinha de seu restaurante. Mais tarde, ele explicou que a imagem havia sido apenas “uma maneira cômica de mostrar a atenção que precisa ter na cozinha” (saiba mais sobre o episódio aqui).