Claudia Rodrigues é internada com fortes dores e pede orações
Atriz relata "dor terrível" e passará por exames
A atriz Claudia Rodrigues, que desde 2000 trava uma batalha diária contra o avanço da esclerose múltipla, precisou ser internada em hospital de Curitiba, no Paraná, na terça-feira, 6. Em suas redes sociais, ela contou que estava sentindo fortes dores no corpo.
“Estou com muita dor no corpo desde sexta, tive febre essa noite e acordei com dor no corpo e uma dor terrível no braço”, disse.
A atriz contou que passará por alguns para tentar descobrir a causa das dores. “Assim que saírem os resultados dos exames eu volto pra contar pra você. Continuem orando por mim. Deus abençoe e proteja todos nós. Se cuidem!”, publicou.
- Como identificar sinais de hipocondria?
- Estes sinais podem indicar doença silenciosa no fígado
- Conheça os sintomas da Toxoplasmose e como evitar a infecção
- 4 sinais de alerta que podem indicar câncer renal
Desde que foi diagnosticada com a doença, Claudia Rodrigues tem um extenso histórico de internações.
https://www.instagram.com/p/CNVpti4pPm8/
Esclerose múltipla
A esclerose múltipla é uma doença neurológica e autoimune, ou seja, envolve um ataque pelo sistema imunológico contra o sistema nervosa, causando lesões no cérebro e na medula.
As pessoas que sofrem com essa condição muitas vezes alternam entre períodos de melhora e episódios de piora dos sintomas. Com o passar do tempo, a esclerose múltipla tende a piorar gradualmente.
Estima-se que em todo o mundo, mais de 2 milhões de pessoas sofram com essa doença. As causas ainda não são totalmente conhecidas, mas existem estudos que sugerem que fatores genéticos, o ambiente em que a pessoa vive e até mesmo um vírus podem influenciar em seu desenvolvimento.
Sintomas
Os sintomas variam muito em cada paciente, podem acontecer a qualquer momento e duram, em média, cerca de uma semana. Entre os sintomas estão:
- Perda da visão, visão dupla ou embaçada
- Incontinência urinária
- Fraqueza em partes do corpo
- Dificuldade de engolir
- Formigamento das pernas ou de um lado do corpo
- Desequilíbrio
- Falta de coordenação motora
- Fadiga desproporcional à atividade realizada
- Dores crônicas
- Disfunção erétil nos homens
- Diminuição de lubrificação vaginal nas mulheres
Diagnóstico
A primeira coisa a ser feita em caso de suspeita de esclerose múltipla é buscar ajuda de um médico neurologista. Como existe uma série de doenças inflamatórias e infecciosas com sintomas parecidos, somente o médico saberá identificar.
O diagnóstico é clínico, baseado no relato do paciente e em exames, como a ressonância magnética do cérebro e o exame do líquido da medula espinhal.
Tratamento
Embora a esclerose múltipla ainda não tenha cura, há tratamentos que ajudam a atenuar os afeitos e desacelerar a progressão da doença. Hoje, no Brasil, já existem diversas opções de tratamento, através de cápsula oral diária ou injeções.