Comentarista da Globo é chamado de ‘macaco’ na web e denuncia

Paulo César de Oliveira recebeu a ofensa racista publicamente em seu perfil no Instagram

Por: Redação
Ouça este conteúdo

O comentarista esportivo da TV Globo, Paulo César de Oliveira, sofreu um ataque racista, ao ser chamado de ‘macaco, em seu perfil no Instagram, após sua participação na transmissão da partida entre Fluminense e Corinthians, no último domingo, 13.

Comentarista da Globo Paulo César Oliveira é chamado de macaco
Crédito: Reprodução/TVGloboComentarista da Globo é chamado de macaco após falar do Fluminense

Paulo César opinou sobre um pênalti marcado pelo árbitro Braulio da Silva Machado e contestado por corintianos, o ex-árbitro foi chamado de ‘macaco sem vergonha’ por um usuário com o nome de “Gugu Berti”.

Crédito: Reprodução/InstagramComentarista da Globo é chamado de macaco após falar do Fluminense

“Foi um comentário de um internauta, vi só na segunda-feira. Ontem (terça) fiz contato com a delegacia especializada em crime virtual em São Paulo e hoje como vou trabalhar lá, estou na estrada e vou registrar a ocorrência. Pediram pra salvar a URL do perfil, o print, e já fiz isso. Estou indo agora à tarde. O comentário ainda está na minha publicação, não respondi nada para não alardear, mas pedi orientação ontem e vou registrar. É inaceitável”, declarou o comentarista ao programa Globo Esporte.

Ser chamado de macaco, em sua rede social, não foi o primeiro ataque racista que Paulo César sofreu no futebol. O comentarista relembrou outro episódio.

“A primeira infelizmente foi com o falecido Carlos Alberto Torres, ele era técnico do Paysandu, fiz um jogo entre Paysandu e Flamengo, ele me ofendeu, chamou de negro de merda, teve uma repercussão muito grande, mas depois me pediu desculpas pessoalmente. Cheguei a processá-lo, mas com o pedido de desculpas abri mão do processo, perdoei, que a alma dele descanse em paz. Mas desta vez não conheço o internauta, não sei se é perfil falso ou se não é, acho que não, mas vou levar o caso adiante para servir mesmo como um processo educativo, uma forma de repudiar essa conduta”, relatou o comentarista da Globo.

Porque é importante denunciar racismo

O racismo é um dos principais temas de debate na sociedade atual – ainda bem! Casos de racismo são denunciados diariamente nas redes sociais e vale ressaltar que a prática horrorosa é crime na maior parte do planeta. Infelizmente, luta diária ainda é algo muito necessário tendo em vista que o mundo tem diversos resquícios ainda da época da escravidão.

É essencial para o enfrentamento contra o racismo seja feito por toda sociedade, inclusive por pessoas brancas, que por séculos são privilegiadas por simplesmente serem brancas. A luta antirracista precisa vir de todos os lados, por isso é muito importante se conscientizar sobre local de fala e privilégios. Saiba mais aqui.