Últimas notícias:

Loading...

Comerciantes de Niterói querem anular rua com nome de Paulo Gustavo

O ator morreu em 4 de maio, vítima da covid-19, e foi homenageado com nome de rua em sua cidade natal. A decisão, porém, não agradou o comércio local

Por: Redação

Entidades de comerciantes de Niterói, como o Sindicato de lojistas de Niterói (Sindilojas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), querem anular a homenagem feita ao ator Paulo Gustavo, vítima da covid-19, que ganhou nome de rua em sua cidade natal. Os comerciantes reclamam que a mudança no endereço acarretou custos contratuais e prejuízos com fornecedores.

O nome da rua mudou após o prefeito do município, Axel Grael (PDT), sancionar a PL que alterou o nome do endereço nove dias após a morte de Paulo Gustavo.

rua paulo gustavo
Crédito: Divulgação / Prefeitura de NiteróiComerciantes de Niterói querem anular rua com nome de Paulo Gustavo

De acordo com informações do jornal Extra, a proposta de autoria do vereador Binho Guimarães (PDT) prevê isenção de atualização cadastral para moradores e comerciantes, mas as entidades alegam que a antiga rua Coronel Moreira César era referência do comércio da cidade e que a alteração impacta nas negociações com os fornecedores.

Para anular a homenagem, o Conselho Comunitário Da Orla da Baía De Niterói (CCOB), fez uma representação ao Ministério Público, como adiantou o colunista Ancelmo Gois, alegando que a mudança é irregular de acordo com a Lei municipal nº 2.160, de julho de 2014. A norma expressa veta alterar o nome de logradouros públicos de Niterói que perdurarem nos últimos 20 anos na memória e na cultura da população. Porém, a ação foi indeferida pelo MP.

No total, quarenta e seis placas com o nome do humorista foram instaladas na via. A mudança do nome da rua foi aprovada em consulta pública com mais de 34 mil participantes e teve mensagem executiva do prefeito Axel Grael aprovada pela Câmara de Vereadores. A cidade também prepara um circuito cultural e uma estátua em homenagem ao artista no Campo de São Bento, também em Icaraí. No local, foram gravadas cenas da franquia “Minha mãe é uma peça”.

Compartilhe: