Como termina? Conheça 5 filmes com finais surpreendentes

Cuidado! Contém spoilers

Hoje, é difícil ser surpreendente. Com inúmeras histórias criadas, poucos os roteiros que fogem dos clichês. Então, quando um filme surpreende, ele marca por muito tempo. Confira, a seguir, cinco filmes selecionados pelo Omelete* que têm um final chocante. Vale lembrar que os títulos estão disponíveis em plataformas de streaming, como Netflix, Net Now e Popcorn Time (veja nossa lista aqui).

1) “Os Suspeitos” – The Usual Suspects (1995) – Quando o espectador vê Roger “Verbal” Kint (Kevin Spacey), que sofre de paralisia cerebral, prestar um depoimento à polícia sobre um crime, ninguém consegue imaginar os desdobramentos da história que está contando. O longa dirigido por Bryan Singer é um dos mais emblemáticos do gênero “me engana que eu gosto” e consegue ludibriar o espectador até à última cena de forma muito competente.

2) “O Nevoeiro” – The Mist (2007) – Adaptação do Conto Homônimo de Stephen King, dirigido por Frank Darabont, é uma daquelas obras feitas para ser um “tapa na cara”. Mostra a verdadeira natureza do ser humano, quando exposta a situações extremas. Acontece uma terrível tempestade na cidade de Maine, onde moram pai, David Drayton (Thomas Jane) e filho, Billy (Nathan Gamble) de oito anos. Ambos se abrigam em um supermercado quando começa um estranho nevoeiro. Não demora muito para descobrirem que há algo sobrenatural envolvido. O final não poderia ser diferente, mas dá vontade de jogar a TV para longe.

3) “Star Wars – Episódio V: O Império Contra-Ataca” (1980) – Combinemos que esse clássico não poderia estar de fora. Escrita por George Lucas e dirigida por Irvin Kershner, é praticamente um símbolo das grandes revelações do cinema. Depois de uma grande luta e de decepar a mão do Luke Skywalker (Mark Hamill), Darth Vader (David Prowse) faz a grande revelação.

4) “Clube da Luta” – Fight Club (1999) – Baseado no romance de Chuck Palahniuk e dirigido por David Fincher, o filme não fez muito sucesso em sua estreia, mas se transformou em clássico e passou a ser aclamado pelo público. Jack (Edward Norton) é um executivo que está insatisfeito com a sua vida até encontrar Tyler Durden (Brad Pitt). Os dois acabam formando um clube de lutas clandestinas. Mas Tyler toma conta do grupo e tudo foge do controle. Jack vai atrás de Tyler para impedi-lo em suas loucuras, e é quando a grande revelação acontece.

5) “O Grande Truque” – The Prestige (2006) – Outra adaptação de livro, desta vez do Christopher Priest, e dirigido por Christopher Nolan. Dois mágicos ilusionistas, Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) competem entre si desde que eram jovens iniciantes. O que era uma simples rivalidade passou a ser obsessão em ambas as partes, principalmente depois que Alfred apresenta um truque aparentemente impossível. O filme dá muitas voltas e tem um final esclarecedor e surpreendente.

 *Omelete é um dos maiores portais de entretenimento e cultura pop do Brasil.